dc.contributor.advisor | Dutra, Claudio Emelson Guimarains | |
dc.creator | Motta, Janete Pinto | |
dc.date.accessioned | 2017-10-20T13:15:51Z | |
dc.date.available | 2017-10-20T13:15:51Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11898 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This research paper presents the discipline as a challenge in School Management, causes, reflections and analysis on this issue in a Private Elementary School, located in a vulnerable area in Santa Maria, Rio Grande do Sul. The focus was trying to analyze the contribution of school management, school and professional actions, which may work in partnership regarding the indiscipline to minimize it. The work is highlighted by qualitative research, where teachers, Exceptional Educator, Psychologist and Social Worker, talk about indiscipline, through questionnaire and analysis. The paper is organized chapters. The 1st chapter goes through the school management and the indiscipline in schools, outlining the school's past and its current configuration. The 2nd chapter provides school management in school researched under a democratic and participatory approach, based on a theoretical reference. The 3rd and 4th chapters deal on the methodological procedures, through the analysis form with the questionnaire and reporting practices, considering the indiscipline under different aspects by the professionals of the institution, the design of indiscipline, causes and implications. The 5th chapter sets out the possible actions to address indiscipline. The results point to children living in the risk zone and vulnerability are more likely to have indiscipline attitudes, hereafter the home destruction and those responsible of that end up disregarding rules and limits. This work also provides a reflection to any school with similar reality, mainly in the school where this research was done. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.subject | Causas | por |
dc.subject | Implicações | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Indiscipline | eng |
dc.subject | Causes | eng |
dc.subject | Implications | eng |
dc.title | A indisciplina como desafio da gestão escolar em uma escola de ensino fundamental de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | The indiscipline as a challenge of school management in an elementary school in Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico apresenta a indisciplina como um desafio para a Gestão Escolar, causas, reflexões e análises sobre este tema em uma Escola Particular de Ensino Fundamental, localizada em zona de vulnerabilidade, do Rio Grande do Sul em Santa Maria. O foco da pesquisa foi tentar analisar a contribuição da gestão escolar, ações da escola e profissionais, o que podem colaborar no que se refere à indisciplina para minimizá-la. O trabalho ganha destaque através da pesquisa qualitativa, onde professores, Educadora Especial, Psicóloga e Assistente Social, opinam sobre a indisciplina, através de questionário e análise. O trabalho está organizado em capítulos, sendo que o 1º capítulo aborda a gestão escolar e a indisciplina na escola, delineando-a na escola do passado e sua configuração atual. O 2º capítulo apresenta a gestão escolar na escola pesquisada sob uma perspectiva democrática e participativa, fundamentado por um referencial teórico. O 3º e 4º capítulos tratam sobre os procedimentos metodológicos, através do instrumento de análise com questionário aplicado e relatos das práticas, considerando a indisciplina sob diferentes olhares dos profissionais da instituição, a concepção de indisciplina, causas e implicações. O 5º capítulo expõe as possíveis ações para enfrentar a indisciplina. Os resultados apontam para crianças que vivem em zona de risco e vulnerabilidade são mais suscetíveis a terem atitudes de indisciplina, consequentemente os lares desestruturam-se e os responsáveis acabam não considerando regras e limites. Este trabalho também possibilita uma reflexão para qualquer escola, com realidade semelhante, principalmente, na escola pesquisada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |