dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Domingues, Carla Medianeira Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-10-20T14:41:13Z | |
dc.date.available | 2017-10-20T14:41:13Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11904 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The present work aims to investigate the relationship of the “Mais Educação” Program with the student’s learning and the challenges faced by managers, in the current context, to organize the pedagogical proposal to integrate the cultural and socioeconomic diversity existent in the school, targeting a quality education. The focus of the research is describing the “Mais Educação” Program, relate it to learning and associate it with students’ permanency in the school. In order to carry on this work, a qualitative study was developed and it included in its methodology a documentary research to know the program and the school as well as the application of a questionnaire to the director, to the educational coordinator and to the teachers from the first to the ninth grade in a municipal public school in Agudo. The results show that, despite the fact that there is a relationship between the “Mais Educação” Program to students' learning through the activities developed, this is not the main reason why the students stay in school. Thus, according to the managers and to the teachers' testimony, there are other reasons responsible by the permanence of the students in the school. In addition, at the end of this paper, the managers can find some suggestions of how promoting strategies to improve the relationship between the “Mais Educação” Program with the students’ learning and their permanence in the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Programa Mais Educação | por |
dc.subject | Aprendizagem/permanência | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | “Mais Educação” Program | eng |
dc.subject | Learning/permanence | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | O Programa Mais Educação e a aprendizagem dos alunos: desafios para os gestores escolares | por |
dc.title.alternative | The “Mais Educação” program and the students learning: challenges for school managers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a investigar a relação do Programa Mais Educação com a aprendizagem dos alunos e os desafios encontrados pelos gestores, no contexto atual, em organizar o fazer pedagógico na proposta de integrar as diversidades culturais e socioeconômicas que existe na escola, buscando uma educação com qualidade. O foco da pesquisa está pautada em descrever o Programa Mais Educação, relacioná-lo com a aprendizagem, bem como associá-lo a permanência do aluno na escola. Para atingir esses objetivos, desenvolveu-se um trabalho de cunho qualitativo que contemplou em sua metodologia uma pesquisa documental para conhecimento do programa e da escola e a aplicação de questionário para o diretor, coordenador pedagógico e professores do primeiro ao nono ano em uma escola pública da rede municipal do município de Agudo. Os resultados constatam que embora haja relação do Programa Mais Educação com a aprendizagem dos alunos por meio das atividades desenvolvidas, essas não são vistas como principal motivo que leva os alunos a permanecer na escola. Assim a partir dos depoimentos dos gestores e professores entrevistados foi descrito outros motivos que levam a permanência do aluno. Além disso, ao finalizar este trabalho, indicam-se algumas possibilidades de como os gestores podem promover estratégias para aprimorar a relação do Programa Mais Educação com a aprendizagem e permanência dos alunos na escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |