Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzeredo, Marta Roseli de
dc.creatorOrtiz, Mírian da Silva
dc.date.accessioned2017-10-24T14:31:05Z
dc.date.available2017-10-24T14:31:05Z
dc.date.issued2014-12-05
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11908
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe theme chosen for this work was the critical evaluation in a state school of high school, located in the countryside of Fontoura Xavier, RS, and aimed to evaluate a critical evaluation process in high school of a state school, with a view to proven or not the improvement of student performance and the relationship of this aspect with the School Management. This research was conducted Therefore, developed a qualitative research, by analyzing the documents of the School which has resulted in a case study, whose participants are the teachers of Natural Sciences area. The methodological procedure made use of an interview, structured and composed of open questions, in which the area of the teachers in the study responded that way realize or do not realize the improvement of student performance, and the relationship that this aspect has with management school. The reflections made from the analysis of the documents and the replies of the interviews made possible the study of proposed event, showing that teachers are aware of what is the critical evaluation, as they are accompanied by managers through continued training, the weekly educational meetings, Compact meetings at high school Strengthening demonstrating that there is integration between the action, reflection and monitoring, creating a harmonious environment between students, teachers and administrators.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAvaliação emancipatóriapor
dc.subjectÁrea de ciências da naturezapor
dc.titleA gestão escolar e sua relação com a avaliação emancipatória: um estudo em uma escola estadual de Fontoura Xavier, RSpor
dc.title.alternativeManagement school and its relation to the evaluation emancipatory: a study in a school state Fontoura Xavier, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO tema escolhido para este trabalho foi a avaliação emancipatória em uma escola estadual de Ensino Médio, localizada na zona rural de Fontoura Xavier, RS, e teve como objetivo avaliar o processo de avaliação emancipatória no Ensino Médio de uma escola estadual, tendo em vista a comprovação ou não da melhoria do rendimento dos alunos e a relação desse aspecto com a Gestão Escolar. Para tanto, foi realizada Para tanto, desenvolveu uma pesquisa de cunho qualitativo, através da análise dos documentos da Escola que se concretizou num estudo de caso, tendo como participantes os professores da área de Ciências da Natureza. O procedimento metodológico se valeu de uma entrevista, estruturada e composta de perguntas aberta, na qual os professores da área em estudo responderam de que forma percebem ou não percebem a melhoria do rendimento dos alunos, bem como a relação que este aspecto mantém com a gestão escolar. As reflexões realizadas a partir da análise dos documentos e das respostas das entrevistas possibilitaram o estudo de caso proposto, evidenciando que os professores estão conscientes do que representa a avaliação emancipatória, pois são acompanhados pelos gestores através da formação continuada, das reuniões pedagógicas semanais, dos encontros do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio demonstrando que existe uma integração entre a ação, reflexão e acompanhamento, criando um ambiente harmonioso entre alunos, professores e gestores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto