O papel do gestor escolar no planejamento pedagógico das atividades lúdicas de uma escola do campo
Resumen
Este trabalho de conclusão do curso de especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, subsidiado pelas vivências de educadora e uma percepção pessoal e inicial da relevância do papel do gestor escolar no planejamento pedagógico das atividades lúdicas de uma escola do campo, teve como problemática norteadora os seguinte questionamento: de que forma o gestor escolar pode contribuir com o planejamento pedagógico especialmente na realização de atividades lúdicas na escola. Como objetivo geral buscou-se analisar as contribuições do gestor escolar no planejamento pedagógico especialmente na realização de atividades lúdicas na escola pesquisada. Por objetivos específicos priorizou-se Identificar a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento global da criança; Reconhecer a importância do envolvimento do gestor escolar em relação ao planejamento e prática dos professores; analisar o envolvimento e as contribuições do gestor escolar para com as atividades lúdicas desenvolvidas em uma escola do campo. Esta pesquisa se refere a um estudo de caso de caráter qualitativo, ressaltando o entendimento e a análise do processo do papel do gestor escolar, bem como a importância do planejamento pedagógico especialmente na realização das atividades lúdicas. Conclui-se, de maneira geral, que é por meio da ludicidade que as crianças criam, imitam e vão construindo sua inteligência e o próprio amadurecimento social, através de atividades propostas que favoreçam o crescimento individual e social dos envolvidos no contexto dos anos iniciais e que o gestor escolar tem a função de desenvolver um trabalho conjunto da família e escola em busca de uma educação de qualidade para todos os envolvidos.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: