A influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar
Resumo
Neste trabalho, propomo-nos a apresentar um estudo analítico sobre a influência das avaliações externas no ensino fundamental: implicações na gestão escolar. Essa temática será apresentada sob duas perspectivas: à luz da legislação nacional e a outra sob aportes teóricos sobre avaliação. Buscou-se embasamento na literatura em Libâneo (2004), Lück (2006), Paro (2001), Shiroma, Moraes, Evangelista (2002) entre outros. A fundamentação teórica abrangeu os seguintes assuntos: políticas públicas, avaliação, o sistema nacional da avaliação básica, administração e gestão escolar. Este estudo foi de natureza qualitativa e para aprofundamento da pesquisa foram analisadas as respostas das entrevistas de duas gestoras que atuam em escolas da rede pública municipal, localizadas na região do Vale dos Sinos. Foi utilizada como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Nesse trabalho utilizamos o método de pesquisa qualitativo por nortear a intencionalidade da pesquisa e está mais adequado aos nossos objetivos. O critério de escolha considerou duas escolas da cidade de São Leopoldo (RS) de 2011 a 2013. A avaliação aqui é vista como uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do gestor quanto do professor, dos alunos e demais profissionais envolvidos com a instituição, portanto, deve ser focalizada como um processo orientador e interativo que se torna uma reflexão transformada em ação. A relação acerca dessa temática com os assuntos estudados durante o Curso levou a conclusão de que o papel da gestão escolar tem grande importância nesse processo avaliativo dentro da escola, pois, compete ao gestor a responsabilidade de articular o trabalho em conjunto, com liderança, a fim de promover a mobilidade contínua dos envolvidos no processo educativo em busca de gerar o compartilhamento dos conhecimentos que deve ser orientado para a obtenção de resultados eficientes. O estudo termina com a apresentação de conclusões parciais, por ser um assunto que não se esgota, e a discussão de alguns dilemas sócio-pedagógicos implicados nos estudos sobre avaliação, da gestão e da escola hoje.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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