Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Corte, Marilene Gabriel
dc.creatorLemos, Carolina Oliveira
dc.date.accessioned2017-10-25T14:42:45Z
dc.date.available2017-10-25T14:42:45Z
dc.date.issued2016-08-24
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11919
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis paper refers to a research on the process of construction of the Municipal Education Plan (SMEs) and the participation of those involved in the implementation of this document. Considering Law No. 13,005 of June 25, 2014 which established the National Education Plan (PNE) and due to the determinations of this to the States, Federal District and municipalities, began throughout the country the development of work or adequacy of state plans, district and municipal. Thus, this work aims to analyze the participation of entities and their segments in the drafting of the Municipal Plan process of Santa Maria Education - RS. Because it is a qualitative research, it was used as a tool for data collection to document analysis and semi-structured interview. Through research it was possible to conclude that the participation of those involved was significant, despite the short time for preparation and discussion of SMEs. It is possible that the participation in the construction of the plan generate in people a sense of belonging and thus the need for monitoring the agreed goals and objectives, expanding plans chances of survival, even with any governmental changes, own of the democratic exercise.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSistema municipal de educaçãopor
dc.subjectPlano municipal de educaçãopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectMunicipal system of educationeng
dc.subjectMunicipal education planeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocratizationeng
dc.titleO processo de construção do Plano Municipal de Educação de Santa Maria - RS: um olhar nos movimentos de participaçãopor
dc.title.alternativeThe process of construction of Municipal Plan Santa Maria Education - RS: a look in the participation of movementseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre o processo de construção do Plano Municipal de Educação (PME) e a participação dos envolvidos na concretização deste documento. Considerando a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE) e devido às determinações desta para os Estados, Distrito Federal e Municípios, iniciou-se em todo o país o trabalho de elaboração ou adequação dos planos estaduais, distritais e municipais. Assim, esse trabalho objetiva analisar a participação das Entidades e respectivos segmentos no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Santa Maria – RS. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, utilizou-se como instrumentos de coletas de dados a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Através da investigação foi possivel concluir que a participação dos envolvidos foi significativa, apesar do curto prazo para a elaboração e discussão do PME. É possível que a participação na construção do plano gere nas pessoas um sentimento de pertencimento e, com isso a necessidade do acompanhamento das metas e objetivos acordados, ampliando as possibilidades de sobrevivência dos planos, mesmo com as eventuais mudanças governamentais, próprias do exercício democrático.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto