Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazetti, Elisete Medianeira
dc.creatorBorowsky, Fabíola
dc.date.accessioned2016-01-14T11:23:50Z
dc.date.available2016-01-14T11:23:50Z
dc.date.issued2007-04-05
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1192
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental , RS, 2007.por
dc.description.abstractThis monography is constituted of a relational study between environmental education and equotherapy. The reasons that caused to the choice of this subject became from my action in the Associação Riograndense Equoterapia e Equilíbrio, in the city of Santa Maria, where, in the year of 2001, while academic of the Graduation Course in Special Education, I entered like trainee. We aimed, in this research, evaluate the efficiency of the equoterapy as an agent of environmental education. For achieve such objectives, we carried out a bibliographical research relating the two subjects, as well like the application of questionnaires to the professionals that work with equoterapia, in the Town of Santa Maria. The methodology used was satisfactory, in the its bibliographical aspects and field, permiting to achieve the objectives proposed. It was possible to carry out a study of inter-relations between the environmental education and the equoterapy, as well as to perceive that the therapy by the use of horse is a practice that promotes the environmental education through an interdisciplinary team and actions focused to the natural environment. It enables the deepening of the relations between the man and the nature and a better comprehension of its constitution as subject in the environment that is around.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectEquoterapiapor
dc.titleEducação ambiental através da equoterapia: uma possibilidadepor
dc.title.alternativeEnvironmental education through the equoterapy: a possibilityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEsta monografia constitui-se de um estudo relacional entre educação ambiental e equoterapia. Os motivos que levaram à escolha deste tema surgiram a partir da minha atuação na Associação Riograndense Equoterapia e Equilíbrio, na cidade de Santa Maria, onde, no ano de 2001, enquanto acadêmica do Curso de Graduação em Educação Especial, ingressei como estagiária. Visou-se, nesta pesquisa, avaliar a eficiência da equoterapia como agente de educação ambiental. Para alcançar tais objetivos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica relacionando os dois temas, bem como a aplicação de questionários aos profissionais que trabalham com equoterapia, no Município de Santa Maria. A metodologia utilizada foi satisfatória, nos seus aspectos bibliográficos e de campo, possibilitando alcançar os objetivos propostos. Foi possível realizar um estudo de inter-relações entre a educação ambiental e a equoterapia, bem como perceber que a terapia por meio do cavalo é uma prática que promove a educação ambiental através de uma equipe interdisciplinar e de ações voltadas ao ambiente natural. Ela possibilita o aprofundamento das relações do homem com a natureza e uma melhor compreensão de sua constituição como sujeito no ambiente que o cerca.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples