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dc.contributor.advisorMunhóz, Maria Alcione
dc.creatorBronzoni, Maria Tereza Miranda
dc.date.accessioned2016-01-14T12:49:18Z
dc.date.available2016-01-14T12:49:18Z
dc.date.issued2007-10-29
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1194
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe present article results of a research accomplished at a public school of São Borja's city, whose objective was to investigate the teachers' of the Fundamental Teaching perception in relation to the students' inclusion with special education needs in the regular net of teaching, foreseen in the Law of Guidelines and Bases of the National Education. He/she took place a questionnaire with those teachers, tends in view that the inclusive education is contemplated in the regiment of the school. The result of the research indicated that most of the teachers it presents explanation lack about the special education needs and of a Plan Pedagogic Political participativo. It was observed, also, that you/they lack instruments and recital theoreticalpractice, mainly to the teachers of disciplines, for the students' service with special education needs, in the regular rooms. It could be concluded that the inclusion requests preparation of the school, in his/her physical and architectural structure and in his/her continuous formation of the teachers, for this responsibility. To the State he/she fits to offer the conditions that can allow to the professionals of the education the necessary instruments for the inclusion not to be just in the laws.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispor
dc.subjectLegislação específicapor
dc.titleInclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borjapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoO presente artigo resulta de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de São Borja, cujo objetivo foi investigar a percepção dos professores do Ensino Fundamental em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Realizou-se um questionário com esses professores, tendo em vista que a educação inclusiva está contemplada no regimento da escola. O resultado da pesquisa indicou que a maioria dos professores apresenta falta de esclarecimento sobre as necessidades educacionais especiais e de um Plano Político Pedagógico participativo. Observou-se, também, que faltam instrumentos e fundamentação teórico-prática, principalmente aos professores de disciplinas, para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, nas salas regulares. Pôde-se concluir que a inclusão requer preparação da escola, na sua estrutura física e arquitetônica e na sua formação continuada dos professores, para esta responsabilidade. Ao Estado cabe oferecer as condições que possam permitir aos profissionais da educação os instrumentos necessários para que a inclusão não fique apenas nas leis.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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