dc.contributor.advisor | Tonin, Guerino Antonio | |
dc.creator | Tecchio, Morgana de Fátima | |
dc.date.accessioned | 2017-11-01T12:32:15Z | |
dc.date.available | 2017-11-01T12:32:15Z | |
dc.date.issued | 2015-12-12 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11950 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to describe how the city of Paraí-RS develops Participatory Budgeting, referring norms dealing with the budget, identifying the methodology and construction of it, relating the means of dissemination and access to citizens and ultimately assess and describe the Participatory Budgeting drafting criteria in the city of Paraí-RS. Achieving this was through the research method assumes qualitative and data collection character through documents and interviews with those responsible for the coordination, promotion and provision of the participatory budget accounts, as well as a resident and a councilor. Although not contemplate the entire population, participation is satisfactory and positive, with greater mobilization in rural communities. It notes the importance of completing the participatory budget where the municipality is a reference in the region. The main local priorities are investments in improvements at the headquarters of communities; as a municipal priority flooring inside and city. As municipal program stands out health through specialized queries. It was found, through research, that the process is suitable, it is possible to improve its coverage, including organizations and non-profit institutions, assisting in the realization of their projects. However, there are some requirements that must be met: the division of the center, because this neighborhood has the largest number of inhabitants and a single assembly and the drafting of a standard itself, seeking to streamline your operations and bring greater transparency to the program. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Orçamento participativo | por |
dc.subject | Transparência | por |
dc.subject | Paraí - RS | por |
dc.subject | Participatory budget | eng |
dc.subject | Transparency | eng |
dc.title | Como o município de Paraí - RS desenvolve o orçamento participativo | por |
dc.title.alternative | How Paraí-RS county develops the participatory budget | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Camargo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve o objetivo de descrever como o município de Paraí-RS desenvolve o Orçamento Participativo, referindo normas que tratam do Orçamento, identificando a metodologia e construção do mesmo, relacionando os meios de divulgação e acesso aos cidadãos e por fim avaliar e descrever os critérios de elaboração do Orçamento Participativo no município de Paraí-RS. A realização deste foi através do método de investigação, assume caráter qualitativo e com coleta de dados através de documentos e entrevistas com os responsáveis pela coordenação, divulgação e prestação de contas do orçamento participativo, assim como de uma moradora e um vereador. Apesar de não contemplar toda a população, a participação é satisfatória e positiva, com maior mobilização nas comunidades do interior. Observa-se a importância da realização do Orçamento Participativo, no qual o município é referência na região. As principais prioridades locais são investimentos em melhorias nas sedes das comunidades; como prioridade municipal pavimentação no interior e cidade. Como programa municipal destaca-se a saúde através de consultas especializadas. Constatou-se, através da pesquisa, que o processo é adequado, sendo possível melhorar sua abrangência, incluindo organizações e instituições sem fins lucrativos, que auxiliem na realização do projeto. No entanto, há algumas demandas que precisam ser atendidas: a divisão do centro, pois esse bairro tem o maior número de habitantes e apenas uma assembleia e a elaboração de uma norma própria, buscando sistematizar o seu funcionamento e trazer maior transparência para o programa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |