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dc.contributor.advisorArmani, Carlos Henrique
dc.creatorPaloma, Rebeca Ramos
dc.date.accessioned2017-11-01T14:12:57Z
dc.date.available2017-11-01T14:12:57Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11955
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em História do Brasil, RS, 2014.por
dc.description.abstractAssuming that textbooks are intricate works and have a plot that involves production, distribution and consumption, this article examines the representation of the civil-military dictatorship of Brazil, from two textbooks, "History of Brazil: Empire and Republic" of Aldo Fernandes, Maurício Soares and Neide Annarumma; this work, being part of the collection Marshal of the Army Trompowsky of the Army Publisher, the Library of the Army, used in Military Colleges, and the work of "Araribá Project: history" organized by publisher Moderna and used in public schools in Brazil. Without ignoring the elements that involve a didactic production, these works were chosen to elucidate two social worldviews, addressing the considerations, issues that underpin these views. This comparison enriches and illustrates these differences in the production of textbooks, considering the complexity involved in the didactic works, as shows the symbolic phenomena that sustain the yearnings deposited in textbooks of those who represent them.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectDitadura civil-militarpor
dc.subjectVisões sociais de mundopor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectCivil-military dictatorshipeng
dc.subjectSocial worldviewseng
dc.titleA ditadura civil - militar nos livros didáticos do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeA dictatorship in civil-military textbooks for primary educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationHistória do Brasilpor
dc.description.resumoPressupondo que os livros didáticos são obras intricadas e que têm uma trama que envolve sua produção, distribuição e consumo, este artigo analisa a representação da Ditadura civil-militar brasileira a partir dois livros didáticos, ―História do Brasil: Império e República‖ de Aldo Fernandes, Maurício Soares e Neide Annarumma, obra integrante da Coleção Marechal Trompowsky da Editora do Exército, Biblioteca do Exercito, utilizado nos Colégios Militares no 7º ano do ensino fundamental e a obra do ―Projeto Araribá: História‖ organizada pela Editora Moderna e utilizada em escolas públicas do Brasil no 9º ano do ensino fundamental. Sem desconsiderar os elementos que envolvem uma produção didática, essas obras foram escolhidas para elucidar duas visões sociais de mundo, abordando as considerações e as questões que sustentam essas visões. Essa comparação enriquece e exemplifica essas diferenças na produção do livro didático, considerando a complexidade e especificidade que envolvem as obras didáticas, assim como mostra os fenômenos simbólicos que sustentam os anseios depositados nos livros didáticos daqueles que os representam.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • História do Brasil [58]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em História do Brasil

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