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dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorRamos, Andressa Martins
dc.date.accessioned2017-11-07T11:10:04Z
dc.date.available2017-11-07T11:10:04Z
dc.date.issued2016-08-16
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11968
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.titleA gestão da educação especial na escola do campo em uma perspectiva de inclusão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo compreender como se dá a gestão das práticas de educação especial na escola do campo, visando a efetivação do processo de inclusão escolar. Na construção do percurso metodológico que deu sustentação ao trabalho foi construído uma entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Tal entrevista foi organizada a partir de um roteiro previamente elaborado, sendo as perguntas construídas, para fins didáticos, a partir de dois blocos, divididos em função dos quatro eixos do estudo: educação do campo, educação especial, educação inclusiva e gestão escolar. Os sujeitos que constituíram o estudo atuam como o diretor, coordenadora pedagógica e educadora especial em uma escola do campo do município de Santa Maria/RS. A análise dos dados, realizada a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, possibilitou compreender que a escola cria a sua forma de gestão das práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva. Uma gestão que não se dá pela simples associação dos princípios do ensino regular, da educação especial e da educação do campo, mas pela interlocução entre essas três instâncias, criando sua forma própria de pensar as práticas que desenvolve.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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