Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Jorge Luiz da
dc.creatorReck, Daffine Natalina
dc.date.accessioned2017-11-07T11:37:07Z
dc.date.available2017-11-07T11:37:07Z
dc.date.issued2016-08-05
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11970
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis working conclusion of specialization seeks a debate about the current configuration of educational policies in Brazil in relation to the contemporary context of globalization of the teaching-learning process. In this sense, part is the author of the research topic, the analysis of the trajectory of Brazilian public policy, in its historical character, to the criticism of the new conformation of education in society and the effects that it brings to teaching. The text deals with educational policies of neoliberal context in which we live and the advances and setbacks of Brazilian education. For the outline of this research, an analysis methodology was carried out which included the bibliographic and field study in some state schools in the city of Santa Maria, RS. Experience in the field sought to understand how the school community understands the current Brazilian education in order to make a reading of the holy-Mariense educational reality, realizing which tags can be highlighted those policies at school today. For this we used questionnaires and interviews. The overall logic is impacting education around the world and directly influences the global education agenda. Globalisation affects education in many ways and for reasons of various kinds. On this, there can be mentioned social and economic changes brought about by this process, as the growth of social inequality and the acceleration of the dynamics of economic competitiveness among countries. These are important changes that significantly transform the priorities of governments and the socioeconomic environment where education agents operate. Globalization creates new challenges for systems and transforms the ability of states and social security institutions to respond to these problems through educational policies. On these issues the monograph proposes to discuss.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectEscola básicapor
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectGlobalizationeng
dc.subjectBasic schooleng
dc.titleO percurso das políticas educacionais no Brasil e os efeitos da globalização do ensino: educação como serviço ou direito do cidadão?por
dc.title.alternativeThe course of educational policies in brazil and the effects of education globalization: education as service or citizen right?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de especialização visa um debate sobre a atual configuração das políticas educacionais no Brasil no que tange ao contexto contemporâneo de globalização do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, parte-se do tema de pesquisa da autora, a análise da trajetória das políticas públicas brasileiras, em seu caráter histórico, para a crítica da nova conformação da educação na sociedade e os efeitos que esta traz ao ensino. O texto trata de políticas educacionais, do contexto neoliberal em que se vive e dos avanços e retrocessos da Educação brasileira. Para o delinear desta investigação, foi realizada uma metodologia de análise que contemplou o estudo bibliográfico e de campo, realizado em algumas escolas estaduais do município de Santa Maria, RS. A experiência em campo buscou perceber como a comunidade escolar entende a educação atual brasileira, a fim de fazer uma leitura da realidade educacional santa-mariense, percebendo quais as marcas que podem ser ressaltadas dessas políticas no espaço escolar de hoje. Para isso utilizou-se de questionários e entrevistas. A lógica global está impactando a educação ao redor do mundo e influencia diretamente a agenda educacional mundial. A globalização afeta a educação de muitas maneiras e por razões de naturezas diversas. Sobre isso, podem-se mencionar mudanças sociais e econômicas trazidas por esse processo, como o crescimento das desigualdades sociais e a aceleração da dinâmica da competitividade econômica entre os países. São mudanças importantes que transformam expressivamente as prioridades dos governos, bem como o ambiente socioeconômico onde os agentes educacionais operam. A globalização gera novos desafios para os sistemas e transforma a capacidade dos Estados e dos organismos de segurança social de responder a esses problemas por meio de políticas educativas. Sobre estas questões que a monografia propõe-se a discorrer.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto