Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorSchoepf, Viviane Elisa Rauber
dc.date.accessioned2017-11-07T13:31:11Z
dc.date.available2017-11-07T13:31:11Z
dc.date.issued2016-09-21
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11979
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe research carried out as a requirement of the Early Childhood Education Program presents as the theme the formative processes in Early Childhood, as well as the investigation and reflexive analysis of the teachers’ pedagogical practices regarding playing in a daycare. The objective was to comprehend how the formative processes in Early Childhood can contribute for the teachers’ pedagogical practices in order to guarantee the guidelines of the interactions and games proposed by the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education – DCNEIs, 2009. It concerns a qualitative research categorized as an action research, seeking to qualify, as a manager, the teacher’s formative processes, providing new knowledge through the formations accomplished in the daycare and in different spaces. As theoretical basis, it was sought to dialogue with the following references: DCNEI's, 2009 and the assessment 20/2009; SALOMÃO, CANCIAN, LÜCK, KISCHIMOTO, FORTUNA, HORN, SARMENTO, among others. Through this study, it was concluded that the formative processes are relevant and need to be amplified to qualify the teachers’ pedagogical practices just so they can reflect about the pedagogical work carried out in the daycare.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectInteraçõespor
dc.subjectEarly childhoodeng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectPlayingeng
dc.subjectInteractionseng
dc.titleProcessos formativos na educação infantil e o brincar nas práticas pedagógicaspor
dc.title.alternativeFormative processes in early childhood and playing in pedagogical practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoA pesquisa realizada por exigência do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil apresenta como tema os processos formativos na Educação Infantil, a investigação e análise reflexiva das práticas pedagógicas dos docentes em relação ao brincar em uma EMEI. Objetivou-se compreender como os processos formativos na Educação Infantil podem contribuir à prática pedagógica dos docentes, garantindo os eixos norteadores das interações e brincadeiras propostos nas DCNEIs, 2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, em que se buscou no lugar da gestão, qualificar os processos formativos dos docentes, proporcionando novos saberes através de formações realizadas na EMEI e em espaços diferentes. Como base teórica buscou-se dialogar com as seguintes referências: DCNEI's, 2009 e o Parecer 20/2009; SALOMÃO, CANCIAN, LÜCK, KISCHIMOTO, FORTUNA, HORN, SARMENTO, entre outros. Conclui-se com este estudo, que os processos formativos são relevantes e precisam ser ampliados para qualificar as práticas pedagógicas dos docentes, a fim de que eles possam refletir sobre o trabalho pedagógico realizado na EMEI.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto