dc.contributor.advisor | Cancian, Viviane Ache | |
dc.creator | Schoepf, Viviane Elisa Rauber | |
dc.date.accessioned | 2017-11-07T13:31:11Z | |
dc.date.available | 2017-11-07T13:31:11Z | |
dc.date.issued | 2016-09-21 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11979 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The research carried out as a requirement of the Early Childhood Education Program presents as the theme the formative processes in Early Childhood, as well as the investigation and reflexive analysis of the teachers’ pedagogical practices regarding playing in a daycare. The objective was to comprehend how the formative processes in Early Childhood can contribute for the teachers’ pedagogical practices in order to guarantee the guidelines of the interactions and games proposed by the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education – DCNEIs, 2009. It concerns a qualitative research categorized as an action research, seeking to qualify, as a manager, the teacher’s formative processes, providing new knowledge through the formations accomplished in the daycare and in different spaces. As theoretical basis, it was sought to dialogue with the following references: DCNEI's, 2009 and the assessment 20/2009; SALOMÃO, CANCIAN, LÜCK, KISCHIMOTO, FORTUNA, HORN, SARMENTO, among others. Through this study, it was concluded that the formative processes are relevant and need to be amplified to qualify the teachers’ pedagogical practices just so they can reflect about the pedagogical work carried out in the daycare. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Interações | por |
dc.subject | Early childhood | eng |
dc.subject | Formation | eng |
dc.subject | Playing | eng |
dc.subject | Interactions | eng |
dc.title | Processos formativos na educação infantil e o brincar nas práticas pedagógicas | por |
dc.title.alternative | Formative processes in early childhood and playing in pedagogical practices | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | A pesquisa realizada por exigência do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil apresenta como tema os processos formativos na Educação Infantil, a investigação e análise reflexiva das práticas pedagógicas dos docentes em relação ao brincar em uma EMEI. Objetivou-se compreender como os processos formativos na Educação Infantil podem contribuir à prática pedagógica dos docentes, garantindo os eixos norteadores das interações e brincadeiras propostos nas DCNEIs, 2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, em que se buscou no lugar da gestão, qualificar os processos formativos dos docentes, proporcionando novos saberes através de formações realizadas na EMEI e em espaços diferentes. Como base teórica buscou-se dialogar com as seguintes referências: DCNEI's, 2009 e o Parecer 20/2009; SALOMÃO, CANCIAN, LÜCK, KISCHIMOTO, FORTUNA, HORN, SARMENTO, entre outros. Conclui-se com este estudo, que os processos formativos são relevantes e precisam ser ampliados para qualificar as práticas pedagógicas dos docentes, a fim de que eles possam refletir sobre o trabalho pedagógico realizado na EMEI. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |