dc.contributor.advisor | Prestes, Liliane Madruga | |
dc.creator | Fonini, Patricia Romitti de Souza | |
dc.date.accessioned | 2017-11-07T13:59:26Z | |
dc.date.available | 2017-11-07T13:59:26Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11980 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study focuses on the processes of democratic school management from a survey conducted in the context of a municipal school, has been held in the course of Specialization in Educational Management offered by the Federal University of Santa Maria, distance education mode in Pole in Sapiranga - RS. The research was carried out in the school context of a public school and consisted of bibliographic and field research, which consisted of applying semiestrutrados questionnaires, which were filled by teachers and members of the school management team. The analysis and reflection of the collected data reveals that, although in many instances be differences of opinion among both teachers and with respect to management, the group seeks to articulate in order to seek strategies to meet the collective demands. However, they have unanimously stressed the need for reducing bureaucracy of the functions of school management since it prevents involvement in educational activities, or by lack of time, sometimes for lack of experience of the school managers, sometimes for lack of motivation of teachers . In this sense, such analyzes are intended to point out elements to improve and / or implement such practices, including the need for the sponsor seeks to expand the space for school managers to participate and also to appropriate other school demands beyond issues administrative. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Gestão escolar democrática: um estudo de caso no contexto de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Democratic school management: a case study in the context of a public scholl the Great Southern River | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo enfoca os processos de gestão escolar democrática a partir de uma pesquisa realizada no contexto de uma escola municipal ,tendo sido realizada no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria, modalidade de educação à distância, no Pólo em Sapiranga – RS. A investigação foi realizada no contexto escolar de uma escola pública e constou de pesquisa bibliográfica e de campo, a qual constou da aplicação de questionários semiestrutrados, os quais foram preenchidos por professores e membros da equipe diretiva da escola. A análise e reflexão dos dados coletados permite constatar que, apesar de em muitos momentos haver divergências de opiniões tanto entre os professores quanto com relação a gestão, o grupo busca se articular a fim de buscar estratégias para atender as demandas coletivas. No entanto, são unânimes ao ressaltaram a necessidade de desburocratização das funções da gestão escolar, uma vez que inviabiliza o envolvimento nas ações pedagógicas, ora por falta de tempo hábil, ora por falta de experiência dos gestores escolares, ora por falta de motivação dos professores. Neste sentido, tais análises visam apontar elementos para aprimorar e/ou transpor tais práticas, o que inclui a necessidade de que a mantenedora busque ampliar o espaço para que os gestores escolares possam partici-par e também se apropriar de outras demandas da escola para além das questões administrati-vas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |