Recent Submissions

  • Política e Sociedade 

    NÓBREGA, Deriscleia Rodrigues Ramos (2023)
    A presente proposta de material apresentado para a disciplina de Estado e Sociedade consiste em buscar debater os principais elementos históricos e sociais que configuram a construção do Estado contemporâneo e o papel da ...
  • Planejamento Social 

    MANGINI, Fernanda Nunes da Rosa (2023)
    Este material didático-pedagógico tem o objetivo de subsidiar a disciplina de Planejamento Social (DSS0019) do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria, facilitando a compreensão dos principais tópicos ...
  • Literatura Infantojuvenil 

    ALÓS, Anselmo Peres; CARGNELUTTI, Camila Marchesan (2021)
    A literatura infantil (e a infantojuvenil) é, para futuros professores e professoras (sejam do curso de Letras, sejam do curso de Pedagogia), um vasto, inesgotável e importante campo de estudos e fonte de material para o ...
  • Psicologia da Educação III 

    BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2018)
    Este material didático corresponde ao terceiro módulo de Psicologia da Educação e conclui as etapas destinadas ao estudo formal no campo da Psicologia. Em sua primeira unidade mostra dois grandes ramos do pensamento ...
  • Psicologia da Educação I 

    BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2017)
    No campo da Educação Especial, muitas áreas do conhecimento foram auxiliando a construir o aporte teórico que sustenta as ações e reflexões neste campo. Uma das áreas que sempre esteve presente foi a Psicologia. A Psicologia ...
  • Sistemas de informação para gestão educacional 

    Panno, Fernando; Senger, Igor; Franciscatto, Roberto; Silveira, Sidnei Renato (2020)
    Este livro foi desenvolvido para ser utilizado na disciplina de Sistemas de Informação para Gestão Educacional, do Curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), campus de ...
  • Cuidado em Rede para Crianças e Adolescentes: possibilidades na integração entre família, escola e saúde 

    Ennes, Aline dos Santos; Morgan, Bruna Sperling; Kaiper, Cristina Zini; Silva, Kátia Daniélly Menezes; Souza, Neila Santini de; Lopes, Mariana Cavalcante; Chini, Brenda Zambenedetti; Moro, Morgana Lima; Waldow, Evelyn; Figueira, Julia Lopes; Moura, Leticia de (2023)
    Esta cartilha foi construída, de forma colaborativa, por uma equipe multidisciplinar das áreas de educação e saúde, a partir das experiências e demandas da comunidade elencadas pelo Programa de Extensão “Viva criança: ações ...
  • Inglês Instrumental 

    PREUSS, Lisandra Jörgensen; BERTOLINI, Cristiano (2021)
    O objetivo deste material é apresentar as estruturas da Língua Inglesa em contextos naturais de aprendizagem, ou seja, que cada aluno possa perceber que o conteúdo de cada unidade serve não apenas como um instrumento de ...
  • Introdução à Álgebra Linear: utilizando a linguagem de programação Python e o recurso de descrição de imagens para deficientes visuais 

    CAMARGO, Mariza; FORTES, Patricia Rodrigues; BERTOLINI, Cristiano; SILVEIRA, Sidnei Renato; CUNHA, Guilherme Bernardino da (2022)
    Este e-book tem o objetivo de trabalhar noções introdutórias da Álgebra, em especial da Álgebra Linear, a qual constitui um ramo da Matemática – uma Ciência que possibilita o estudo de quantidades e formas e se organiza a ...
  • Licitações, Contratos e Convênios 

    Pinto, Nelson Guilherme Machado (2022)
    A disciplina de Licitações, Contratos e Convênios apresenta uma abordagem ferramental e conceitual em aspectos que tenham aplicabilidade na gestão das municipalidades. Ao longo do material, serão apresentadas 4 unidades. ...
  • Introdução à Educação a Distância 

    Mallmann, Elena Maria (2022)
    No presente material didático, em acordo com a ementa da disciplina prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ênfase está centrada em princípios como a interação, a colaboração e a autonomia. Tudo isso, levando em ...
  • O Lúdico na Educação do Campo 

    David, Cesar de; Trindade, Rogerio Vanderlei de Lima (2021)
    A disciplina O Lúdico na Educação do Campo foi elaborada a partir de dois eixos fundamentais. O primeiro inclui a possibilidade de apresentar, analisar, discutir e problematizar alguns conceitos que permitam ampliar relações ...
  • Educação e Questões Ambientais 

    Kaufmann, Marielen Priscila (2021)
    A disciplina Educação e Questões Ambientais tem como objetivo compreender e analisar a relação entre Educação e questões ambientais relativas à nossa Era. Alguns autores relatam a existência de uma crise socioambiental ...
  • Bases Epistêmicas da Agroecologia 

    Kaufmann, Marielen Priscila; Wizniewsky, José Geraldo (2021)
    A disciplina Bases Epistêmicas da Agroecologia tem como objetivo entender os fundamentos epistemológicos da Agroecologia como campo de conhecimento. Por isso, são apresentadas, neste material didático, as bases científicas ...
  • Transição nos Sistemas Agroecológicos de Produção 

    Kaufmann, Marielen Priscila; Wizniewsky, José Geraldo (2020)
    A disciplina Transição nos sistemas agroecológicos de produção tem como objetivo compreender como aplicar os princípios e as técnicas da Agroecologia para planejar a transição para agriculturas alternativas de base ecológica ...
  • Terra, Trabalho e Saúde 

    Germani, Alessandra Regina Müller (2020)
    A disciplina Terra, Trabalho e Saúde tem como objetivos: proporcionar aos acadêmicos conhecimentos que lhes permitam analisar criticamente o debate sobre a questão agrária, relacionando-a com a trajetória histórica da saúde ...
  • Filosofia II 

    Williges, Flavio (2021)
    Este livro faz uma apresentação do contexto intelectual e dos principais protagonistas da revolução científica moderna, bem como dos desdobramentos que a mesma originou, vindo a resultar, contemporaneamente, num conjunto ...
  • Filosofia I 

    Williges, Flavio (2020)
    Esse livro aborda, de maneira introdutória, três questões fundamentais: 1) O que é a filosofia? 2) Quais são os principais períodos e autores da história da filosofia? 3) Quais são os principais problemas filosóficos? Ele ...
  • Saberes Sociais e Tradicionais na Educação do Campo 

    Germani, Alessandra Regina Müller (2020)
    A disciplina Saberes sociais e tradicionais na Educação do Campo tem como objetivos: proporcionar aos acadêmicos discussões que lhes permitam saber mais sobre a hegemonização do conhecimento e a modernização da agricultura; ...
  • História Agrária e Ambiental 

    Kaufmann, Marielen Priscila; Zanella, Francis Casagranda; Pasqualotto, Nayara; Wizniewsky, José Geraldo (2019)
    A disciplina História Agrária e Ambiental tem como objetivo compreender a formação da sociedade brasileira e, particularmente, do Rio Grande do Sul, configurando as características agrárias e ambientais do país e do Estado. ...

View more


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.