Literatura Infantojuvenil
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
ALÓS, Anselmo Peres
CARGNELUTTI, Camila Marchesan
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A literatura infantil (e a infantojuvenil) é, para futuros professores e professoras (sejam do curso de Letras, sejam do curso de Pedagogia), um vasto, inesgotável e importante campo de estudos e fonte de material para o trabalho em sala de aula. Se, parafraseando Paulo Freire, a tarefa do educador começa com o ensino da leitura de mundo, antes mesmo da leitura da palavra escrita, a literatura infantil (e, em especial, os contos de fadas) mostram-se como um rico material para explorar as potencialidades imaginativas e o gosto pela ficção entre crianças e jovens. Ao longo deste Caderno Didático, que é de interesse tanto para estudantes do curso de Pedagogia quanto para estudantes do curso de Letras, serão abordados particularmente os contos de fadas, bem como sua história e alguns aspectos psicanalíticos de sua interpretação, uma vez que se revelam fundamentais para a formação e a estruturação do imaginário infantil, bem como porta de entrada privilegiada ao mundo da leitura para o público infantil e infantojuvenil. Os dois principais objetivos a serem perseguidos são: a) discutir os modos de utilização do livro infantil em sala de aula, considerando as suas potencialidades pedagógicas; e b) caracterizar o lugar da literatura infantojuvenil na formação dos hábitos de leitura, vinculando os mesmos ao atendimento dos interesses cognitivos e estéticos do educando.
Coleções
- Ebooks (Livros) [313]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: