Mostrar registro simples

dc.creatorPinto, Renata Cezar
dc.date.accessioned2017-11-08T13:05:01Z
dc.date.available2017-11-08T13:05:01Z
dc.date.issued2016-12-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11990
dc.description.abstractThis dissertation describes the results of a research that sought to investigate the contributions of the use of Information and Communication Technologies (ICT), in particular GeoGebra software, in the process of acquisition of meanings in the Ausubelian perspective, in the resolution of Mathematics questions of the National High School Examination (ENEM) adapted. The survey was applied in the second half of 2016, together with the participants of two minicourses in the area of Mathematics Education at the Federal University of Santa Maria. The use of Meaningful Learning Theory (MLT) is justified by providing the subjects of the research, the possibility of re/construction of meanings mathematical knowledge. The theoretical reference was based on researchers in the area of Education and Mathematics Education who advocate the use of MLT and ICT In the classroom as an empowering tool for the promotion of Meaningful Learning. The research was developed in a qualitative approach and the instruments used were questionnaires, participants records referring to the resolutions of the problem situations and the observations of the researcher. The analysis of the data suggests that the use of MLT allied to the use of GeoGebra can contribute in a potentially meaningful way in the learning of the mathematical contents associated with the adapted ENEM questions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTeoria da aprendizagem significativapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopor
dc.subjectMeaningful learning theoryeng
dc.subjectGeoGebraeng
dc.subjectNational High School Exameng
dc.titleAnálise de questões de matemática do Enem: uma proposta de utilização do geogebra na perspectiva ausubelianapor
dc.title.alternativeAnalysis of mathematical questions of the Enem: a proposal for the use of geogebra in ausubelian perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação descreve os resultados de uma pesquisa que buscou investigar as contribuições da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em particular o software GeoGebra, no processo de aquisição de significados na perspectiva Ausubeliana, na resolução de questões de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) adaptadas. A pesquisa foi aplicada no segundo semestre do ano de 2016, junto aos participantes de dois minicursos na área de Educação Matemática na Universidade Federal de Santa Maria. A utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) se justifica por proporcionar aos sujeitos da pesquisa, a possibilidade de re/construção de conhecimentos matemáticos significativos. O referencial teórico baseou-se em pesquisadores da área de Educação e Educação Matemática que defendem a utilização da TAS e das TIC em sala de aula como instrumento potencializador para a promoção da Aprendizagem Significativa. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados foram questionários, registros dos participantes referentes às resoluções das situações-problema e observações da pesquisadora. A análise dos dados sugere que a utilização da TAS aliada ao uso do GeoGebra pode contribuir de maneira potencialmente significativa na aprendizagem dos conteúdos matemáticos associados às questões do ENEM adaptadas.por
dc.contributor.advisor1Vielmo, Sandra Eliza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7959357283282286por
dc.contributor.referee1Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315096515847809por
dc.contributor.referee2Santarosa, Maria Cecília Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310867402763253por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632324889411882por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International