Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
Recent Submissions
-
Formação de futuros professores que ensinarão matemática: um olhar para os conhecimentos geométricos
(2023-06-28)Esta dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e tem como foco a formação de professores que ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas envolvendo matrizes, determinantes e sistemas lineares
(2023-06-28)Esta pesquisa tem por objetivo criar, implementar e investigar Unidades de Ensino Potencialmente Significativa envolvendo Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares para o Ensino Médio a fim de identificar e analisar ... -
Habilidades de visualização espacial na formação de professores de matemática
(2023-05-25)As Habilidades de Visualização Espacial (HVE) podem ser definidas como a capacidade de visualizar, manipular e reconhecer um objeto mentalmente. Nas últimas duas décadas, um número crescente de pesquisas tem discutido o ... -
Álgebra e formação docente: uma análise dos projetos pedagógicos de curso de Licenciatura em Matemática do RS
(2022-09-22)Esta pesquisa, de cunho qualitativo e de procedimento bibliográfico, teve por objetivo analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de seis Universidades Federais (UF) do estado do Rio Grande do Sul (RS), buscando ... -
Ensino da matemática na modalidade remota: quais os desafios docentes com o uso das tecnologias digitais?
(2023-05-19)Em meio ao caos da pandemia ocasionado pela Covid-19, onde toda a sociedade foi afetada diretamente pela distância física, as escolas e os profissionais da educação também tiveram que criar meios para dar continuidade ... -
Análise das concepções de professores de matemática em formação inicial sobre o ensino e a aprendizagem significativa do conceito de número racional
(2023-04-17)As concepções que os professores de Matemática apresentam em relação aos processos de ensino e aprendizagem são norteadoras de sua prática pedagógica, sendo a formação inicial um contexto em que elas se constituem. Sendo ... -
Vozes e narrativas dos egressos 2019 da Licenciatura em Pedagogia diurno da UFSM sobre a formação inicial no contexto curricular das disciplinas de Educação Matemática
(2023-03-21)Essa proposta investigativa surgiu a partir de duas trajetórias, práticas e experienciais no decorrer da minha formação como Licenciada em Pedagogia. A primeira se trata do estágio curricular obrigatório vivenciado no ... -
Por uma educação Freire-CTS: problematizando o referencial curricular gaúcho
(2023-03-08)A presente dissertação teve como problema de pesquisa: a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Gaúcho (RCG) dialoga com a perspectiva da Educação CTS e quais as ... -
O ensino de física no ensino remoto emergencial: possibilidades e desafios
(2023-02-16)A educação vivenciou um cenário atípico durante a pandemia de Covid-19, a partir do início do ano de 2020 no Brasil. O afastamento social foi proposto como medida para conter o avanço do vírus e, no contexto da educação, ... -
Interpretações dos números racionais: uma análise no 7º ano do ensino fundamental
(2023-02-01)A presente pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com objetivo de investigar entendimentos sobre interpretações de números racionais na representação fracionária, quando são propostas atividades que enfatizam registros ... -
Avanços e obstáculos na elaboração de uma sequência didática em aplicativo de revisão espaçada de conceitos de física para o ensino médio
(2022-12-16)É constante o crescimento da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação pelas pessoas, seja para uso profissional, lazer, estudo, assim como para diversas outras finalidades. Neste contexto, os dispositivos ... -
Uma análise dos processos visuais na apreensão de conceitos da geometria fractal
(2022-10-04)Alguns princípios da Geometria Euclidiana são desenvolvidos na escola básica, como por exemplo, conceitos de figuras planas, áreas e volumes. Considerando algumas estruturas que estão presentes na natureza, como por ... -
Perspectivas sobre o ensino de geometria plana com livros geogebra em uma formação de professores
(2022-10-06)Esta pesquisa investiga quais contribuições a ferramenta livro do GeoGebra pode trazer ao ensino de conceitos de Geometria Plana na formação continuada de professores de matemática. Para isto, foi realizada uma oficina ... -
Curso de Matemática licenciatura/UFSM: uma análise de projetos pedagógicos (2013-2019)
(2022-09-13)O objetivo desta dissertação é compreender a estrutura curricular do Curso de Matemática/UFSM a partir de inter-relações entre conhecimentos pedagógicos e disciplinares no PPC 2013 e no PPC 2019. Por meio de uma abordagem ... -
Mapeamento de pesquisas com foco na geometria analítica: um estudo da produção acadêmica no período 2015 – 2022
(2022-09-22)O presente estudo tem como tema a produção acadêmica brasileira, na área de Ensino Matemática, sobre Geometria Analítica. Originou-se das seguintes questões de pesquisa: Quais são os principais aspectos teóricos e ... -
Contribuição da visualização na análise de invariantes geométricos no desenvolvimento profissional do professor de matemática
(2022-08-08)Este trabalho passa a existir da seguinte inquietação: Como a visualização contribui para o discernimento dos invariantes geométricos por professores de matemática em uma oficina de desenvolvimento profissional? A partir ... -
O role-playing game no ensino de ciências/física: potencialidades para a educação CTS
(2022-08-16)O Ensino de Ciências/Física tem passado por algumas dificuldades. Autores apontam que tais dificuldades estão relacionadas, entre outros motivos, à fragmentação do conhecimento, à desmotivação dos estudantes no que diz ... -
Teoria das situações didáticas: uma proposta para o ensino da função quadrática em suas formas canônica e fatorada
(2022-02-24)Considerando os estudos analisados ao longo do desenvolvimento da revisão bibliográfica deste trabalho, envolvendo a solução de equações do segundo grau, sendo estas associadas à busca das raízes de funções quadráticas ... -
Uma análise do conteúdo de razão e proporção em livros didáticos do ensino fundamental
(2022-03-17)O conteúdo de razão e proporção que é ensinado ainda no Ensino Fundamental representa um dos tópicos com maior aplicação prática no cotidiano dos alunos, independentemente de sua profissão ou nível social. Nesse contexto, ... -
Vestígios da matemática no curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac em Santa Maria/RS: trajetórias, acervos e memórias
(2022-06-13)O objetivo desta pesquisa é apresentar reflexões sobre o ensino de matemática na trajetória do curso de formação de professores do IEEOB. Por meio de abordagem qualitativa que segue uma perspectiva histórica, a dissertação ...