Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física
Recent Submissions
-
Formação de futuros professores no Clube de Matemática: reflexões a partir da organização do ensino de multiplicação nos anos iniciais
(2025-03-11)Esta dissertação compõe uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em ... -
A abordagem temática na formação inicial de professores: um olhar para o PIBID/Física da UFSM
(2025-02-25)O ensino de física no Brasil tem se caracterizado como abstrato e com pouco significado para os estudantes. Isso é reforçado, muitas vezes, pelo chamado ensino transmissivo, o qual tem como via uma Abordagem Conceitual. ... -
A ciência dos manuais no campo da pesquisa em educação em ciências
(2025-03-06)Este estudo tem como base os pressupostos e conceitos da epistemologia de Ludwik Fleck, a qual considera que o processo de construção do conhecimento científico é realizado de forma coletiva, a partir de Coletivos de ... -
Desenvolvimento da linguagem matemática em alunos do 6º ano: as quatro operações na transição escolar
(2024-12-17)A presente pesquisa, atenta-se para a linguagem matemática presente em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, que enfrenta o impacto da transição dos anos iniciais para os anos finais. Essa fase escolar, traz desafios ... -
Pensamentos algébrico e computacional no estudo do conceito de sequência: uma análise de coleções de livros didáticos de matemática
(2025-02-06)O desenvolvimento dos pensamentos algébrico e computacional é um dos objetivos, indicados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da disciplina de Matemática, pois ambos contribuem na formulação e resolução de problemas ... -
Exame Nacional do Ensino Médio: um estudo sobre a matemática financeira nas provas de matemática (1998-2023)
(2024-10-30)Este estudo objetiva analisar conceitos, representações e situações presentes nas questões de Matemática nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, adota-se uma perspectiva qualitativa e se utiliza ... -
Projetos pedagógicos de curso: o que eles dizem sobre a educação do campo na formação de professores de Matemática
(2024-10-25)Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo realizar um levantamento e posterior análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos das Universidades Federais do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ... -
Pensamento algébrico em alunos do 7º ano: uma abordagem com investigações matemáticas
(2024-10-25)A presente dissertação de Mestrado em Educação Matemática, tem como tema a aprendizagem da Álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A partir de inquietações da pesquisadora acerca dessa temática, esta pesquisa tem ... -
Geometria espacial em livros didáticos de matemática: um olhar para a resolução de problemas
(2024-08-16)Este trabalho emergiu de inquietações referentes aos estágios da graduação, bem como da pesquisa de trabalho de conclusão de curso e intervenções dos programas da Capes: Pibid e Residência Pedagógica vivenciados pela autora. ... -
Um olhar para manifestações matemáticas de crianças pequenas em situações de jogo na educação infantil
(2024-10-22)Esta dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de PósGraduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria e parte de inquietações que surgiram ao longo da ... -
Concepções de natureza da ciência na formação de professores de Física
(2024-08-15)Buscou-se, com esta pesquisa, investigar as concepções de Natureza da Ciência (NdC) manifestas por estudantes de Licenciatura em Física de uma Instituição Federal de Educação Superior, com o intuito de compreender as ... -
O ciclo investigativo na promoção do letramento estatístico: um estudo com estudantes do 9º ano do ensino fundamental
(2024-06-18)O presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar indícios de Letramento Estatístico em estudantes a partir de propostas didáticas fundamentadas no Ciclo Investigativo. Visando alcançar o objetivo proposto, foi ... -
Análise política da disciplina de cultura digital, do novo Ensino Médio
(2024-03-28)A pesquisa desenvolvida nesta dissertação é centrada na investigação sobre a nova disciplina curricular intitulada como Cultura Digital (CD), por meio de três estudos. De modo a termos uma noção de como a Base Nacional ... -
Modificando o perfil da sala de aula: uma triangulação entre métodos ativos de ensino, TDIC e física moderna e contemporânea
(2024-03-28)O Ensino de Física na educação básica do Brasil está defasado quanto às necessidades e o interesse dos estudantes e da sociedade em geral. Se as particularidades da própria Física, como o elevado nível de abstração e ... -
Os 20 anos da Lei 10.639/2003: uma análise acerca da (in)existência de práticas de valorização da história e cultura afro-brasileira no ensino de física
(2024-04-05)A presente dissertação de mestrado objetiva realizar uma revisão de literatura em publicações de artigos, dissertações e teses da área de Ensino de Física a fim de compreender como a área de Ensino de Física e os professores ... -
Problem-based learning para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva no ensino de Física
(2024-03-18)A pesquisa desenvolvida nesta dissertação é centrada na investigação da estruturação e na avaliação de um conjunto de Atividades Didáticas de Física elaboradas para uma disciplina de Física introdutória no curso de graduação ... -
Matemática e afetividade: relações e enunciações de acadêmicos e egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagodia da UFSM
(2023-12-05)A afetividade, ao estar imbricada no processo de ensino e aprendizagem, pode vir a melhorar o aprender e o gostar de Matemática. Considerando-se que, em qualquer nível de ensino, se trabalha com seres humanos em constante ... -
Aprendizagem do conceito função afim por estudantes do Ensino Médio: possibilidades da organização do ensino
(2023-11-14)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como problema: no que se refere à organização do ensino de ... -
Escola do campo e abordagem CTSA: UEPS como promotoras da aprendizagem significativa no ensino de ciências da natureza com ênfase em conceitos de física
(2023-11-22)Esta pesquisa visa identificar de que maneira UEPS com abordagem CTSA podem contribuir para que estudantes de uma escola do campo aprendam significativamente ciências da natureza, com ênfase em conceitos de física. Para ... -
Avanços e obstáculos na integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino médio remoto e híbrido de física
(2023-09-22)As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vêm ampliando sua presença nos processos de ensino e aprendizagem nos diversos contextos e modalidades da educação, assim como, transformando o espaço da sala de aula e o ...