Álgebra e formação docente: uma análise dos projetos pedagógicos de curso de Licenciatura em Matemática do RS
Visualizar/ Abrir
Data
2022-09-22Primeiro membro da banca
Soares, Maria Arlita da Silveira
Segundo membro da banca
Mariani, Rita de Cássia Pistóia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa, de cunho qualitativo e de procedimento bibliográfico, teve por objetivo analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de seis Universidades Federais (UF) do estado do Rio Grande do Sul (RS), buscando indícios de como se dá a formação inicial de professores de Matemática no que se refere aos conhecimentos da Álgebra e as relações com a Álgebra escolar e com o pensamento algébrico. Para tanto, na análise documental dos PPC de seis UF do RS emergiram duas categorias de análise, a saber: Conhecimentos de Álgebra tratados/enfatizados no PPC de cada instituição pesquisada; na qual se buscou identificar ainda aproximações e distanciamentos entre a Álgebra acadêmica e a Álgebra escolar; e, Aspectos/Conhecimentos da Álgebra Escolar e do Pensamento Algébrico enfatizados em outras disciplinas do curso. Em relação a primeira categoria destaca-se que do total de 34 disciplinas obrigatórias relacionadas a Álgebra acadêmica há indícios de que em 31 delas o foco está no estudo e domínio de conceitos específicos vinculados à Matemática acadêmica. Já nas outras três há evidências de que sejam buscadas algumas relações entre os conceitos estudados e o ensino da Educação Básica. Foram identificadas, nos PPC, 10 disciplinas optativas sendo Álgebra Linear II comum a todos eles. Com base na análise dos seis cursos infere-se que o processo de formação valoriza o estudo/aquisição de conhecimentos algébricos que levam a construção de uma concepção avançada da Matemática escolar, em especial, da Álgebra escolar. Em relação às aproximações e distanciamentos, constatou-se que em todos os cursos as disciplinas apresentam certa similaridade nos conhecimentos de Álgebra e/ou referências indicados, bem como que, parte destes conhecimentos se aproximam de conceitos algébricos tratados na Educação Básica. No entanto, a maior parte das disciplinas (31) parecem priorizar aspectos da Álgebra acadêmica distanciando-se de abordagens da Álgebra escolar. Em relação a segunda categoria contatou-se que, conhecimentos relacionados a Álgebra escolar e/ou pensamento algébrico são propiciados principalmente em disciplinas para os quais estão definidas horas de Prática como Componente Curricular (PCC). Diante disso, sinaliza-se a importância de os cursos pesquisados valorizarem uma relação mais problematizadora entre a Álgebra acadêmica e a Álgebra escolar, tendo como referência o ensino da Álgebra na Educação Básica, de modo a viabilizar a preparação do professor para o trabalho com as especificidades relativas ao ensino e aprendizagem deste campo da Matemática escolar.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
Extensões de Hopf-Ore e a décima conjectura de Kaplansky
Garcia, Christian Michel da Cunha (2019-06-28)Neste trabalho trataremos em particular das noções de álgebras de Hopf e de extensões de Hopf-Ore. Um dos nossos principais objetivos é provar um teorema que caracteriza quando uma álgebra de Hopf R é uma extensão de ... -
Álgebra de Hopf trançada a partir de um par combinado de grupos
Ferrazza, Tiago Luiz (2014-08-15)Não foi possível inserir o resumo. -
Pares admissíveis, sistemas admissíveis e biálgebras na categoria dos módulos de Yetter-Drinfeld
Vieira, Larissa Hagedorn (2014-03-19)O objetivo deste trabalho é estudar as relações entre pares admissíveis, sistemas admissíveis e biálgebras na categoria dos módulos de Yetter-Drinfeld, bem como algumas propriedades da álgebra de Hopf associada (via ...