O ensino de física no ensino remoto emergencial: possibilidades e desafios
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Data
2023-02-16Primeiro membro da banca
Chaves, Taniamara Vizzotto
Segundo membro da banca
Pastorio, Dioni Paulo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A educação vivenciou um cenário atípico durante a pandemia de Covid-19, a partir do início
do ano de 2020 no Brasil. O afastamento social foi proposto como medida para conter o avanço
do vírus e, no contexto da educação, tais medidas levaram ao fechamento das escolas e a
implantação em carater emergencial do ensino remoto emergencial (ERE). Nesse processo, as
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ganharam grande destaque diante
da incorporação de ferramentas tecnológicas pelos docentes e alunos no contexto de ensinoaprendizagem. Assim, com esta pesquisa buscamos entender as relações entre as práticas
educativas e as TDIC, principalmente no âmbito do desenvolvimento do trabalho de professores
de Física no contexto do ERE. Diante dessa realidade, esta pesquisa buscou responder o
seguinte problema: Que desafios e possibilidades podem ser percebidos na organização e no
desenvolvimento do trabalho docente dos professores de Física no contexto do ERE, nas escolas
estaduais de Ensino Médio no município de São Borja-RS? Situada nos campos da pesquisa em
Educação e Ensino, toma como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem de
Física no âmbito do contexto do ensino remoto emergencial. A coleta de informações foi
realizada com os docentes que lecionam a disciplina de Física das escolas estaduais de educação
básica do município de São Borja-RS, a partir de questionário e realização de entrevistas
individuais com os docentes. A análise dos dados ocorreu por meio da Análise Textual
Discursiva (ATD), que é uma ferramenta mediadora na produção de significados, através da
interpretação e produção de argumentos. Com a pandemia uma série de problemas e
dificuldades impactaram diretamente na educação, como a falta de preparo dos docentes para
lidar com as TDIC, acesso à internet por parte dos alunos, questões emocionais, além dos
aspectos socioeconômicos. Alguns resultados apontam para a necessidade de uma melhor
formação pedagógica para o uso das TDIC no ensino de Física, por isso é relevante que
professores se apropriem crítica e criativamente de TDIC no ensino dos conceitos físicos. Em
nossa análise, foi possível perceber a necessidade de formação continuada para os docentes,
principalmente em relação à incorporação de TDIC ao ensino de Física na educação básica.
Considera-se que é fundamental a inserção das TDIC no ensino de Física, considerando a
necessidade de tornar o ensino mais lúdico e crítico, visto as novas faces produzidas pelos
avanços tecnológicos. Atreladas ao ensino-aprendizagem, a necessidade da formação
continuada dos docentes com ênfase nas TDIC
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