Avanços e obstáculos na integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino médio remoto e híbrido de física
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Data
2023-09-22Primeiro membro da banca
Pastorio, Dioni Paulo
Segundo membro da banca
Cauduro, Paola Jardim
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vêm ampliando sua presença nos
processos de ensino e aprendizagem nos diversos contextos e modalidades da educação, assim
como, transformando o espaço da sala de aula e o papel dos professores e alunos. Com a
pandemia da Covid-19, e consequentemente a instituição do ensino remoto, em um primeiro
momento e híbrido, em um segundo momento, a inserção das TIC acabou ocorrendo de forma
abrupta, tendo em vista sua fundamental importância para que as atividades de ensino pudessem
ter continuidade. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como
ocorreu a integração das TIC no ensino médio de Física, no contexto do ensino remoto e híbrido,
tendo em vista analisar os avanços e obstáculos de professores do município de Tefé - AM
nesse processo. Para isso, nos apoiamos em referenciais teóricos que discutem o papel essencial
do professor nesse processo. Em termos metodológicos, de forma mais ampla, a pesquisa é de
cunho qualitativo. Quanto aos objetivos, a pesquisa pode ser classificada como explicativa; já
em termos de procedimentos técnicos, a pesquisa é, em parte, bibliográfica, assim como está
atrelada à concepção de estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram professores que atuaram
na disciplina de Física no ensino médio, durante a pandemia de Covid-19, e que fazem parte da
rede pública de ensino no município de Tefé - AM. Quanto aos instrumentos de coleta de dados,
optou-se pelo questionário semiestruturado e pela entrevista, construídos em conformidade com
os objetivos da pesquisa, visando aprofundar a compreensão quanto ao problema. Os resultados
obtidos, em linhas gerais, explicitam os recursos tecnológicos utilizados pelos professores,
assim como as estratégias de ensino e avaliação - atreladas às TIC - que foram desenvolvidas
por eles, além dos desafios enfrentados em todo esse processo. Um dos grandes desafios esteve
vinculado à falta de infraestrutura (acesso à internet de qualidade e equipamentos), tanto para
professores quanto para alunos, no desenvolvimento das atividades educacionais de forma
remota. Por fim, outro dado relevante foi que a maioria dos professores não possuía formação
específica para o uso das TIC, nem mesmo a tiveram no período de ensino remoto e híbrido na
pandemia; o que nos aponta para a necessidade de ampliação da formação inicial e continuada
de professores no que tange à integração crítica e criativa das TIC no ensino de Física. Quanto
aos avanços, destacamos a integração - ou mesmo ampliação da integração - de recursos
tecnológicos diversos, como plataformas de aprendizagem on-line, videoconferências e
recursos digitais, assim como a busca por maior dinamicidade das aulas, a partir da utilização
de metodologias ativas para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem de
Física.
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