Avanços e obstáculos na elaboração de uma sequência didática em aplicativo de revisão espaçada de conceitos de física para o ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-16Primeiro membro da banca
Pereira, Rafael Teodósio
Segundo membro da banca
Alves, Josemar
Metadata
Mostrar registro completoResumo
É constante o crescimento da utilização das Tecnologias da Informação e
Comunicação pelas pessoas, seja para uso profissional, lazer, estudo, assim como
para diversas outras finalidades. Neste contexto, os dispositivos móveis,
principalmente os smartphones, têm sido integrados no âmbito educacional, visando
ampliar a qualidade das práticas docentes realizadas e a aprendizagem dos alunos.
Nesta linha, o objetivo central deste trabalho consiste em investigar os avanços e
obstáculos na elaboração de uma sequência didática para a abordagem de
conteúdos de Física para o Ensino Médio a partir da estratégia de revisão espaçada,
mediada tecnologicamente por um aplicativo de smartphone. A construção da
sequência didática envolveu inicialmente uma análise e aprofundamento das
potencialidades, possibilidades e limitações associadas tanto à estratégia de revisão
espaçada, quanto ao aplicativo Anki, para o Ensino de Física. A sequência foi
estruturada para ser implementada em um período de oito aulas, com quarenta e
cinco minutos cada, e aborda os conceitos de potência, trabalho e energia nas áreas
de mecânica, termodinâmica e eletrodinâmica. Ao todo, foram construídos sessenta
cartões contendo questões e conteúdos relacionados aos referidos conceitos, que
são organizados no aplicativo Anki para concretizar a revisão espaçada. Em relação
aos obstáculos, destacamos o desafio de engajar os alunos no estudo utilizando o
smartphone, assim como limitações nas funcionalidades do Anki que não
possibilitam ao professor um acompanhamento aprofundado do desempenho de um
aluno ou de uma turma. Sobre os avanços, destacamos as potencialidades do Anki
em contribuir para a criação de um hábito de estudo contínuo pelos alunos,
favorecer o interesse destes pela aprendizagem, possibilitar múltiplas
representações do conhecimento e articular-se com metodologias ativas.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: