Ensino da matemática na modalidade remota: quais os desafios docentes com o uso das tecnologias digitais?
Visualizar/ Abrir
Data
2023-05-19Primeiro membro da banca
Fajardo, Ricardo
Segundo membro da banca
Dalla Porta, Leonardo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Em meio ao caos da pandemia ocasionado pela Covid-19, onde toda a sociedade foi afetada
diretamente pela distância física, as escolas e os profissionais da educação também tiveram que
criar meios para dar continuidade ao processo de ensinar. Nessa pesquisa, teve-se por objetivo
analisar as percepções dos professores de Matemática sobre o uso das tecnologias digitais
durante o período dessa pandemia. Com a presente pesquisa, também verificou-se quais os
recursos tecnológicos utilizados pelos professores, bem como a relação deles com o uso dessas
tecnologias. A pesquisa realizada foi qualitativa, quanto a abordagem do problema e
quantitativa quanto a análise dos dados, na qual utilizou-se a ferramenta de Análise Estatística
Implicativa, com o auxílio do software CHIC®. Para a coleta de dados foi utilizado como
instrumentos os questionários. Compreende-se que, os desafios enfrentados e as experiências
vivenciadas pelos professores, foram essenciais na construção de propostas educacionais,
caminhos metodológicos e olhar para a importância da formação continuada dos professores.
Os resultados mostram uma tendência que o uso das Tecnologias Digitais, principalmente do
software GeoGebra, contribuiram para o ensino da Matemática na forma remota.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: