A qualidade de vida na secretaria de saúde da Prefeitura Municipal de Restinga Sêca
Resumen
A meta da qualidade de vida no trabalho é gerar uma organização mais humanizada, na qual o
trabalho envolve, simultaneamente, relativo grau de responsabilidade e de autonomia ao nível
do cargo, recebimento de recursos de feedback sobre a atuação, com ocupações adequadas,
variedade, enriquecimento do trabalho e com evidência no desenvolvimento pessoal. O estudo
foi realizado na Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Restinga Sêca – RS. Efetuouse
a análise dos fatores e dimensões que afetam a qualidade de vida e a busca pela auto –
realização humana do servidor público. O objetivo geral foi determinar a qualidade de vida
por meio das características que afetam de maneira mais significativa o trabalhador na
situação de trabalho e mais especificamente avaliar os indicadores da QVT; detectar os pontos
críticos que levam à insatisfação dos trabalhadores e de que forma ela pode ser melhorada. O
delineamento da pesquisa é de caráter quantitativo, a metodologia utilizada foi através de uma
pesquisa descritiva exploratória e de estudo de caso, por meio da análise de um questionário.
Os resultados de forma geral mostram-se positivos, devendo-se observar a melhoria nos
indicadores que tratam da remuneração, condições do ambiente e instrumentos de trabalho e
principalmente sobre o plano de carreira dos servidores, assim tratando tais indicadores como
fatores a serem melhorados, a fim de estimular os servidores, para que eles atinjam a sua
autorrealização. O contentamento no ambiente de trabalho resulta em agilidade,
comprometimento, responsabilidade, harmonia com a equipe e principalmente qualidade.
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