A nova gestão pública no âmbito educacional básico: comparativo à luz de um plano de desenvolvimento institucional superior
Resumen
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades da Nova Gestão Pública sobre o âmbito educacional. Para tanto, analisou-se o planejamento de gestão de uma Instituição de Ensino Superior, buscando identificar as características de um novo modelo de Gestão Pública para, por fim, propor ações em que a Gestão Pública Gerencial possa ser colocada em prática também nas escolas públicas de Educação Básica. Metodologicamente optou-se por pesquisa bibliográfica e análise documental. Assim, utilizou-se procedimentos como leitura e fichamento de livros e artigos, bem como o estudo do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Pampa. Após a análise dos dados, pode-se perceber que o PDI da UNIPAMPA passa a ser um documento que traça os caminhos que se pode percorrer para atingir as metas em comum. A flexibilização da gestão, responsabilização dos administradores e a buscas de resultados, características na Nova Gestão Pública, estão presentes nesta forma de planejamento a qual pode ser facilmente adaptada para outras instituições de ensino da educação básica, pois neste nível de educação já existem formas de planejamento e de participação democrática, porém é necessário que sejam organizados e estruturados.
Colecciones
- Gestão Pública - EaD [365]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: