dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Bertazzo, Angela Medianeira | |
dc.date.accessioned | 2016-01-15T12:30:11Z | |
dc.date.available | 2016-01-15T12:30:11Z | |
dc.date.issued | 2008-12-17 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1202 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The teacher of the Portuguese language discipline prepares the generations for
the writing, orality, interpretation of texts, production of other texts, literature and mastery
of the native language, in short, its literacy. The teacher also, has even more
responsibility about the subjects worked on the textbooks, which must be current and
within the context of the student. The environmental issues that have been presented
should be taken as priorities in chosen and recommended compendiums of texts to
schools. From a questionnaire answered during the period from 17/10/2007 to
20/11/2007 by twenty-four teachers of Portuguese Language discipline of Primary Public
Schools at the city of Santa Maria-RS, this work was intended to verify the profile of
teachers front their subjects, the textbooks, teaching and practice developed; what
motivated the choice of textbooks; what are their difficulties in practice, if the students
have difficulties in learning, where they improve their knowledge, if they use current
issues in the classroom, and their knowledge about Environmental Education. From the
results it was verified that teachers have good experience about the discipline, but 84%
have a maximum of six years at the current school, and also they take over of four
classes of twenty-four students per class, 70.83% have specialization course, and 33%
do not participate on the choice of textbooks; and the practices have been worked (93%),
but the students have difficulties in learning (46%); The teachers work with current issues (74%); and 68% have a good perception about Environmental Education. At the end of the study were compiled considerations and suggestions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Percepção ambiental | por |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.title | A percepção ambiental do professor da disciplina de Língua Portuguesa: do livro didático à prática docente | por |
dc.title.alternative | The environmental perception of the Portuguese Language teacher discipline: from the textbook to the teacher practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O professor da disciplina de Língua Portuguesa prepara as gerações para a
escrita, a oralidade, interpretação de textos, produção de outros textos, literatura e
domínio da língua materna, em resumo o seu letramento, e tem responsabilidade
dobrada quanto aos temas abordados nos textos dos livros didáticos, que devem ser
atuais e dentro do contexto do aluno. As questões ambientais que têm se apresentado
no nosso tempo devem ser retratadas e tratadas como prioridades nos textos dos
compêndios escolhidos e ou indicados às escolas. Este trabalho, a partir de um
questionário aplicado no período entre 17/10/2007 a 20/11/2007, a vinte e quatro
professores da disciplina de Língua Portuguesa de Escolas Públicas de Ensino
Fundamental, na cidade de Santa Maria-RS, teve por finalidade verificar o perfil desses
professores frente às suas disciplinas, o livro didático, o ensino e as práticas
desenvolvidas; o que os motivaram na escolha do livro didático; quais suas dificuldades
nas práticas; se há dificuldades de aprendizado dos alunos; onde aprimoraram seus
conhecimentos; se usam temas atuais na sala de aula; e seu conhecimento sobre o
tema Educação Ambiental. A partir dos resultados verificou-se que os professores têm
boas experiências na disciplina, mas 84% têm, no máximo, seis anos na escola atual, e trabalham com quatro turmas com vinte e quatro alunos por turma; 70,83% têm pósgraduação; e 33% não participam da escolha do livro didático; as práticas têm sido
trabalhadas (93%), mas os alunos têm dificuldades de aprendizado (46%); trabalham
com temas atuais (74%); e 68% têm uma boa percepção sobre o tema Educação
Ambiental. Ao final do trabalho foram elaboradas considerações e sugestões. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |