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dc.contributor.advisorWeiller, Teresinha Heck
dc.creatorSelau, Clarissa Maciel
dc.date.accessioned2017-11-21T14:07:09Z
dc.date.available2017-11-21T14:07:09Z
dc.date.issued2015-03-12
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12061
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2015.por
dc.description.abstractTaking into consideration the experience obtained by the Multiprofessional Residency Program professionals throughout the Public Health scene regarding the significance of working with the issues that focus on the improvement of access and quality of services provided to the population, the objective of the present article is to state the intervention made with the Basic Attention staff teams that joined the first cycle of the National Program for Improving Basic Attention's Access and Quality, in a District in south Brazil. The intervention occurred between the months of November 2014 and January 2015, and was made by residents along with the council's Basic Attention Networrk professionals. The intervention was carried out in three stages. Firstly, a meeting was held with the intention of generating support and management approach. The second moment was achieved with the first ever workshop for professionals of all four ESF, this was a meeting for the exchange of experiences among professionals and it served as a moment to discuss plans of action and strategies based on the data provided by the Basic Attention's Information System. The last stage consisted in individual meetings with each one of the teams, that ocurred in the format of informal conversations where suggestions, plans of action proposed, difficulties and new ideas from previous workshops were discussed. One can observe, with this study, that the exchange of experiences and tightening of relationships among professionals must be continuous. It was possible to identify a necessity for professionals to take ownership of the information technology in regards to the Public Health database system. Finally, it emerged that professionals showed interest and involvement with the issues related to the National Program for Improving Basic Attention's Access and Quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtenção básicapor
dc.subjectSistemas de informaçãopor
dc.subjectPrograma nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básicapor
dc.subjectPrimary careeng
dc.subjectInformation systemseng
dc.subjectNational program for improving basic attention's access and qualityeng
dc.titleSistema de informação como ferramenta da atenção básica: relato de intervençãopor
dc.title.alternativeInformation system as basic attention tool: statement of the interventioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoTendo em vista as vivencias realizada por profissionais de um Programa de Residência Multiprofissional que ao longo do cenário da Saúde Pública percebeu a importância em trabalhar com questões que visam a melhoria no acesso e na qualidade dos serviços prestados a população. O objetivo do presente artigo é relatar a intervenção realizada junto às equipes de Atenção Básica que aderiram ao primeiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, em um Município do sul do Brasil. A intervenção ocorreu entre os meses de novembro de 2014 a janeiro de 2015, por residentes junto a profissionais da rede de atenção básica do município. A intervenção foi realizada em três momentos. Primeiramente realizou-se uma reunião com intuito de gerar apoio e aproximação da gestão, o segundo momento se deu com a realização da primeira oficina com os profissionais das quatro ESF, que foi um encontro para troca de experiências entre os profissionais e um momento para discutição de estratégias e ações a partir de dados do Sistema de Informação da Atenção Básica. O ultimo momento foram encontros individuais com cada uma das equipes, que ocorreram na forma de rodas de conversa onde foram discutidas as sugestões de ações propostas pelas equipes na oficina anterior, dificuldades e novas ideias. Com este estudo pode-se observar que devem ser contínuos estes momentos de trocas de experiências e estreitamento das relações entre os profissionais, foi possível identificar a necessidade dos profissionais se apropriarem da tecnologia e da informação no que se refere aos Sistemas de Informação em Saúde e por fim percebeu-se o interesse e envolvimento dos profissionais com questões relacionadas ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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