dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Bezerra, Maria Hecilia Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T11:37:10Z | |
dc.date.available | 2016-01-19T11:37:10Z | |
dc.date.issued | 2009-12-11 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1209 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | In front of the immense challenge of transforming and making the school a space of
exchange, construction and respect, urges that we reflect about the dynamics of the
processes that lace transformations and changes through which the modern society
is passing to understand that the school and the family are the ranks that more
strongly influence the process of development and learning and the child, this work
considers the problems regarding the participation of the family in the school in the
child’s education, emphasizing the importance of the democratic management in this
process. The participation of the family in the school and the democratic
management has received a lot of attention in the school’s discussions currently
many projects developed in partnerships suggest a new form of looking at these
problems. For such, one searched through qualitative, approach using as procedures
the bibliographical research, seeking to identify some concepts on participative
democracy, participation, family model in the present time and the cool of the
democratic management in this context. We places the focus on the importance of
the participation as a way stamp life in the relation between family and school, giving
emphasis to the global formation of the child, and to his full development, because
we understand that this is the most important goal to be achieved by all education
institutions, that means the breadth and importance of their role in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | Escola e família: a possibilidade de uma articulação promissora e possível no processo de gestão escolar | por |
dc.title.alternative | School and family: the possibility of the promising joint and possible school management process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante do imenso desafio de transformar e tornar a escola, um espaço de troca,
construção e respeito, urge que se reflita sobre a dinâmica dos processos que
permeiam as transformações e mudanças pelas quais vem passando a sociedade
moderna. Por entendermos que a instituição escolar e a família são as instâncias
que mais fortemente influenciam no processo de desenvolvimento e aprendizagem
da criança, este trabalho se propõe a problematizar a participação da família na
escola já na educação infantil, enfatizando a importância da gestão democrática
nesse processo. A participação da família na escola e a gestão democrática têm
recebido muito destaque nas discussões da escola atualmente, os muitos projetos
desenvolvidos em parcerias sugerem uma nova forma de olhar estas problemáticas.
Para tanto, buscou-se através da abordagem qualitativa, utilizando-se como
procedimento a pesquisa bibliográfica, buscando identificar alguns conceitos sobre
democracia participativa, participação, modelo de família na atualidade e o papel da
gestão democrática neste contexto. Enfim, dados que permita situar e significar a
participação na escola, através do modelo de gestão democrática. Colocamos em
foco a importância da participação como forma de imprimir vida a relação família e
escola, dando ênfase à formação global da criança, e ao seu pleno
desenvolvimento, por entendermos ser este o objetivo maior a ser alcançado por
toda instituição de ensino, que entende a amplitude e importância do seu papel na
sociedade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |