Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorBezerra, Maria Hecilia Rodrigues
dc.date.accessioned2016-01-19T11:37:10Z
dc.date.available2016-01-19T11:37:10Z
dc.date.issued2009-12-11
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1209
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractIn front of the immense challenge of transforming and making the school a space of exchange, construction and respect, urges that we reflect about the dynamics of the processes that lace transformations and changes through which the modern society is passing to understand that the school and the family are the ranks that more strongly influence the process of development and learning and the child, this work considers the problems regarding the participation of the family in the school in the child’s education, emphasizing the importance of the democratic management in this process. The participation of the family in the school and the democratic management has received a lot of attention in the school’s discussions currently many projects developed in partnerships suggest a new form of looking at these problems. For such, one searched through qualitative, approach using as procedures the bibliographical research, seeking to identify some concepts on participative democracy, participation, family model in the present time and the cool of the democratic management in this context. We places the focus on the importance of the participation as a way stamp life in the relation between family and school, giving emphasis to the global formation of the child, and to his full development, because we understand that this is the most important goal to be achieved by all education institutions, that means the breadth and importance of their role in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleEscola e família: a possibilidade de uma articulação promissora e possível no processo de gestão escolarpor
dc.title.alternativeSchool and family: the possibility of the promising joint and possible school management processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoDiante do imenso desafio de transformar e tornar a escola, um espaço de troca, construção e respeito, urge que se reflita sobre a dinâmica dos processos que permeiam as transformações e mudanças pelas quais vem passando a sociedade moderna. Por entendermos que a instituição escolar e a família são as instâncias que mais fortemente influenciam no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, este trabalho se propõe a problematizar a participação da família na escola já na educação infantil, enfatizando a importância da gestão democrática nesse processo. A participação da família na escola e a gestão democrática têm recebido muito destaque nas discussões da escola atualmente, os muitos projetos desenvolvidos em parcerias sugerem uma nova forma de olhar estas problemáticas. Para tanto, buscou-se através da abordagem qualitativa, utilizando-se como procedimento a pesquisa bibliográfica, buscando identificar alguns conceitos sobre democracia participativa, participação, modelo de família na atualidade e o papel da gestão democrática neste contexto. Enfim, dados que permita situar e significar a participação na escola, através do modelo de gestão democrática. Colocamos em foco a importância da participação como forma de imprimir vida a relação família e escola, dando ênfase à formação global da criança, e ao seu pleno desenvolvimento, por entendermos ser este o objetivo maior a ser alcançado por toda instituição de ensino, que entende a amplitude e importância do seu papel na sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples