dc.contributor.advisor | Oliveira, Jairo da Luz | |
dc.contributor.advisor | | |
dc.creator | Siqueira, Thatiane Veiga | |
dc.date.accessioned | 2017-12-01T14:03:36Z | |
dc.date.available | 2017-12-01T14:03:36Z | |
dc.date.issued | 2015-03-16 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12112 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde, RS, 2016. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Saúde mental | por |
dc.subject | Infanto-juvenil | por |
dc.subject | Centro de atenção psicossocial | por |
dc.subject | Redes de atenção à saúde | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | O trabalho em rede: a interface entre a saúde mental infantojuvenil e a escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta a pesquisa realizada em um Centro de Atenção Psicossocial da infância e adolescência (CAPS i) no município de Santa Maria/RS. Teve como objetivo de compreender o entendimento que os trabalhadores da rede de cuidado infantojuvenil em Saúde Mental possuem sobre o trabalho em rede, para a resolução das demandas oriundas deste segmento populacional mais especificamente a relação destes com a escola. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas para coleta de dados com uma amostra de oito profissionais de dez que se disponibilizaram a participar das entrevistas. Para a análise e interpretação destes dados foi utilizado o método de sistematização da prática da outra Gagneten que se baseia em sete fases que são: Reconstrução, Análise, interpretação, conceitualização, generalização, conclusão, elaboração de propostas. Mostrou-se, a partir dos dados coletados, que a maioria dos profissionais entrevistados possui conhecimento dos serviços que podem compor esta rede, mas todos afirmam que ela ainda está em processo de articulação. Ficou evidente que a comunicação entre os diferentes atores que podem compor esta rede ainda não é efetiva, fazendo com que o trabalho siga a lógica de encaminhamentos e não de corresponsabilização de casos. No que tange a educação percebeu-se pouca articulação entre o trabalho da equipe pesquisada e este setor.Deste modo foi possívelidentificar que é preciso ampliar as discussões acerca desta temática nesta equipe de modo a fortalecer o trabalho em rede a partir das construções que já existem tendo como objetivo a maior resolutividade dos casos de saúde mental infantojuvenil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |