dc.contributor.advisor | Uaska, Izabel Cristina | |
dc.creator | Alvares, Franciele de Fatima Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2017-12-04T12:58:11Z | |
dc.date.available | 2017-12-04T12:58:11Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12118 | |
dc.description | Monografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present work has as its main theme the continuing education of educators for
school management and aimed at analyzing the ongoing training of managers and
educators in schools, seeking to understand the extent to which training is important
for the proper performance of the organization of public schools Municipal Cruz Alta
in state RS. Highlights the importance of teachers for the teaching-learning process
and that training does not only depend on the teacher, but school in general. The
school management is necessary to find alternatives, with a conscious leadership
that will assist in the transformation involving the three types of management. It also
describes the importance that the project has political and pedagogical practice in
school, because it appears the way the school runs in a process of collective
construction, giving priority to learning the subject. The continuing education of
educators is a very broad, continuous and important, its main goal is to provide
students a world of possibilities, enabling them to lead their own lives. From the
difficulties encountered in day-to-day, training is a fundamental point of permanent
reflection-action in the implementation of new shares. Educators must be prepared
with a wide knowledge to meet the needs of society. To collect data of qualitative and
quantitative research, we used questionnaires with closed and open questions for
managers and teachers. The analysis and interpretation of data was based on
Lakatos (1991) and Gil (2010). It was concluded that the continuing education of
educators in some way is used, but has a lot to improve to ensure the quality of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Political-pedagogical project | eng |
dc.subject | Education continuing | eng |
dc.title | A formação continuada dos gestores escolares | por |
dc.title.alternative | Continuous formation for school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema principal a formação continuada dos gestores
escolares e como objetivo geral visa analisar a formação continuada dos gestores e
educadores nas escolas, buscando entender até que ponto a formação é importante
para o bom desempenho da organização das escolas públicas das redes municipal e
estadual de Cruz Alta/RS. Destaca-se a importância dos educadores para o
processo ensino-aprendizagem e que essa formação não depende só do educador,
mas da escola em geral. A gestão escolar se faz necessária na busca de
alternativas, com uma liderança consciente que auxiliará na transformação
envolvendo os três tipos de gestão. Também se descreve a importância do projeto
político pedagógico na prática escolar, pois nele consta o caminho que a escola
percorre em um processo de construção coletiva, dando prioridade à aprendizagem
dos sujeitos. A formação continuada dos educadores é uma atividade muito ampla,
contínua e importante, tendo como principal objetivo dispor aos alunos um mundo de
possibilidades, tornando-os capazes de conduzir suas próprias vidas. A partir das
dificuldades encontradas no dia-a-dia, a formação é um ponto fundamental, de
permanente reflexão-ação na concretização de novas ações. Os educadores
precisam estar preparados com um amplo conhecimento para atender às
necessidades da sociedade. Para a coleta de dados desta pesquisa qualitativa e
quantitativa, utilizou-se questionários com questões abertas e fechadas para
gestores e professores. A análise e interpretação dos dados ocorreu com base em
Lakatos (1991) e Gil (2010). Concluiu-se que a formação continuada de educadores,
de alguma forma é aproveitada, mas tem muito que melhorar para garantir a
qualidade do ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |