Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorUaska, Izabel Cristina
dc.creatorAlvares, Franciele de Fatima Nascimento
dc.date.accessioned2017-12-04T12:58:11Z
dc.date.available2017-12-04T12:58:11Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12118
dc.descriptionMonografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present work has as its main theme the continuing education of educators for school management and aimed at analyzing the ongoing training of managers and educators in schools, seeking to understand the extent to which training is important for the proper performance of the organization of public schools Municipal Cruz Alta in state RS. Highlights the importance of teachers for the teaching-learning process and that training does not only depend on the teacher, but school in general. The school management is necessary to find alternatives, with a conscious leadership that will assist in the transformation involving the three types of management. It also describes the importance that the project has political and pedagogical practice in school, because it appears the way the school runs in a process of collective construction, giving priority to learning the subject. The continuing education of educators is a very broad, continuous and important, its main goal is to provide students a world of possibilities, enabling them to lead their own lives. From the difficulties encountered in day-to-day, training is a fundamental point of permanent reflection-action in the implementation of new shares. Educators must be prepared with a wide knowledge to meet the needs of society. To collect data of qualitative and quantitative research, we used questionnaires with closed and open questions for managers and teachers. The analysis and interpretation of data was based on Lakatos (1991) and Gil (2010). It was concluded that the continuing education of educators in some way is used, but has a lot to improve to ensure the quality of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPolitical-pedagogical projecteng
dc.subjectEducation continuingeng
dc.titleA formação continuada dos gestores escolarespor
dc.title.alternativeContinuous formation for school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema principal a formação continuada dos gestores escolares e como objetivo geral visa analisar a formação continuada dos gestores e educadores nas escolas, buscando entender até que ponto a formação é importante para o bom desempenho da organização das escolas públicas das redes municipal e estadual de Cruz Alta/RS. Destaca-se a importância dos educadores para o processo ensino-aprendizagem e que essa formação não depende só do educador, mas da escola em geral. A gestão escolar se faz necessária na busca de alternativas, com uma liderança consciente que auxiliará na transformação envolvendo os três tipos de gestão. Também se descreve a importância do projeto político pedagógico na prática escolar, pois nele consta o caminho que a escola percorre em um processo de construção coletiva, dando prioridade à aprendizagem dos sujeitos. A formação continuada dos educadores é uma atividade muito ampla, contínua e importante, tendo como principal objetivo dispor aos alunos um mundo de possibilidades, tornando-os capazes de conduzir suas próprias vidas. A partir das dificuldades encontradas no dia-a-dia, a formação é um ponto fundamental, de permanente reflexão-ação na concretização de novas ações. Os educadores precisam estar preparados com um amplo conhecimento para atender às necessidades da sociedade. Para a coleta de dados desta pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizou-se questionários com questões abertas e fechadas para gestores e professores. A análise e interpretação dos dados ocorreu com base em Lakatos (1991) e Gil (2010). Concluiu-se que a formação continuada de educadores, de alguma forma é aproveitada, mas tem muito que melhorar para garantir a qualidade do ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto