dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Arnaud Junior, Francisco de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2017-12-04T14:44:28Z | |
dc.date.available | 2017-12-04T14:44:28Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12122 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present study is to focus on the implications of the School Management FUNDEB in the application of resources given the current model of Participatory Management and Democratic present in municipal schools, with regard to identifying the policy actions of the councils FUNDEB in school management. Investigates a problem following question: How do schools and municipalities have been prepared to apply the resources and define the actions of FUNDEB in view the principles of participatory and democratic management of the current model of organization of school education? This research monograph is intended to be a theoretical discussion of the relationships that comprise the application of the resources of the fund and the pursuit of quality education and outcomes for school management. Based on studies Saviani (2008), Davies (2008) and Lück (2010) that examine aspects of FUNDEB, it shall be used as theoretical basis for this qualitative study, the nature documentary, which will focus on two central categories of this study, school management and FUNDEB. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Fundo de desenvolvimento da educação básica | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Recursos para a educação | por |
dc.subject | Fund for the development of basic education | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Resources for education | eng |
dc.title | Gestão escolar e as implicações do FUNDEB | por |
dc.title.alternative | School management and implications of FUNDEB | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo pretende realizar uma reflexão sobre as implicações do FUNDEB na Gestão Escolar, no âmbito da aplicação dos recursos, considerando o atual modelo de Gestão Democrática e Participativa presente nas escolas municipais, no tocante a identificar as ações diretivas dos conselhos e do CACS. Assim, tem-se como objetivo geral discutir as implicações do FUNDEB na gestão escolar. Pretende-se verificar a seguinte questão-problema: Como as escolas e os municípios têm se preparado para aplicar os recursos e definir as ações do FUNDEB, tendo em vista os princípios da Gestão Democrática e Participativa do atual modelo de organização da educação escolar? Esta pesquisa monográfica pretende ser uma discussão teórica das relações que compreendem a aplicação dos recursos do referido fundo e a busca da qualidade da educação e dos resultados para a gestão escolar. Os estudos de Saviani (2008), Davies (2008) e Lück (2010), que analisam os aspectos do FUNDEB, serão utilizados como base teórica para esse estudo de natureza qualitativa, de cunho documental, que versará sobre duas categorias centrais, a saber, gestão escolar e FUNDEB. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |