Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorBahia, Maria Aparecida Lira
dc.date.accessioned2016-01-19T13:19:45Z
dc.date.available2016-01-19T13:19:45Z
dc.date.issued2009-12-18
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1212
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe objective of this research was to understand the importance of using games as a challenge for school management in the development of children in kindergarten. The methodological approach used was the qualitative type of literature. In short, it is essential that the teacher and school manager pursues an active role in any process involving the organization and implementation of an educational pedagogical work, such as work projects through corners, workshops, teaching units, a collective teaching project involving the entire team of teachers and school community. The school management of the school community, therefore, must be open to discovery and testing of knowledge, where all the action happens so investigative (link between teaching and research), dialogic, with training and sharing of diverse experiences inherent in a reflective practice that transforms and reconstructed by critical analysis.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectBrincadeiraspor
dc.titleA importância da brincadeira na educação infantil: desafios para a gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe importance of brinzadeira in early childhood education: challenges for management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi compreender a importância da utilização de brincadeiras enquanto desafio para a gestão escolar no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A abordagem metodológica utilizada foi à qualitativa do tipo bibliográfica. Em suma, é fundamental que o professor como gestor escolar exerça um papel ativo em todo o processo que envolve a organização e a concretização das intenções educativas do trabalho pedagógico, como por exemplo, projetos de trabalho por cantos, oficinas, unidades didáticas, ou seja, um projeto pedagógico coletivo que envolva toda a equipe de professores e comunidade escolar. A gestão escolar da comunidade escolar, portanto, precisa estar aberto às descobertas e experimentação do conhecimento, em que a ação de todos aconteça de forma investigativa (vínculo entre ensino e pesquisa), dialógica, com formação e socialização de experiências diversas, inerentes a uma prática reflexiva que transforma e se reconstrói pela análise crítica.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples