dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Almeida, Claudia Rosane Hempe de | |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T10:33:35Z | |
dc.date.available | 2017-12-06T10:33:35Z | |
dc.date.issued | 2011-07-29 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12133 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This word aimed at promoting environmental education in early childhood education,
raising awareness and sensitizing the children about local environmental
problems and the fact that they occur at other scales. The methodology used was the
action research. The children, along with the teacher and assistants, visited the
neighborhood named "Adventureiro", a neighborhood where the school is located and
where the children live. From this sightseeing there were proposed recreational
activities over environmental education, based on the problems experienced on the
path by the walk to this neighborhood. The children actively participated in the
activities proposed in the Intervention Project. It is believed that the proposed
activities provided a good apprenticeship to the children, because it brought an
opportunity for dialogues and discussions in small groups (circles). Through this work,
we concluded that environmental education should be handled in a continuous and
permanent way at all levels and types of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Intervention | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.title | Educação ambiental na educação infantil : aprendendo sobre os ecossistemas no Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato - Joinville/Santa Catarina | por |
dc.title.alternative | Environmentaleducation in earlychildhood education: learning abouthe ecosystems at the Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato- Joinville/Santa Catarina | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como principal objetivo promover a educação ambiental na
educação infantil, sensibilizando e conscientizando as crianças sobre os problemas
ambientais locais e sobre o fato de que estes acontecem em outras escalas. A
metodologia utilizada foi à pesquisa-ação. As crianças, juntamente com a professora
e suas auxiliares, visitaram o bairro “Aventureiro”, bairro onde a escola encontra-se
localizada e onde residem as crianças. A partir do passeio realizado foram propostas
atividades lúdicas de educação ambiental, tendo com base os problemas
vivenciados no trajeto percorrido pelo passeio ao bairro. As crianças participaram
ativamente das atividades propostas no Projeto de Intervenção. Acredita-se que as
atividades propostas proporcionaram às crianças um aprendizado, pois se
oportunizou o diálogo e discussões em pequenos grupos. Através do trabalho
desenvolvido, conclui-se que na faixa etária dos 2 e 3 anos, é possível trabalhar a
educação ambiental de forma lúdica e interdisciplinar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |