Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorAtaídes, Laura Fernandes de
dc.date.accessioned2017-12-06T10:41:26Z
dc.date.available2017-12-06T10:41:26Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12134
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstract“School Management: a practice in transformation” intends to reflect on school management as a transforming educational practice. This monograph is the result of a bibliographical research, which subject questions how the paradigmatic change happens as a transforming practice on the school management, aiming to analyze then changing from the centralizing and bureaucratic conception to a decentralizing and interactive view, approached under a democratic perspective. Furthermore, it discusses the consequences of managing an institution in an innovative way through democratic management, getting to know the functions of the school management nowadays. This study reveals that the management as transforming practice only happens when the people involved believe that they can change and work in a collective way. Finally, this study allows us to realize that the school management needs to get out of the dream dimension, and enters effectively into action, as a practice in transformation, in order to stimulate the participation of all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectTransformaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.titleGestão escolar: uma prática em transformaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumo“Gestão escolar: uma prática em transformação” pretende refletir sobre a gestão escolar como a uma prática educativa transformadora. Esta monografia é resultado de uma pesquisa bibliográfica, cuja temática de estudo questiona como se dá a mudança paradigmática da gestão escolar como prática transformadora, objetivando analisar a sua mudança paradigmática da concepção centralizadora e burocrática da administração para uma visão descentralizadora e interativa, abordada sobre uma perspectiva democrática. Além disso, discute as consequências de gerir uma instituição de forma inovadora, por meio da gestão democrática, conhecendo as funções da gestão na escola hoje. Este estudo revela que a gestão escolar, como prática transformadora, somente acontece, quando todos que estão envolvidos no processo acreditam que podem conseguir mudar, e, consequentemente, trabalhar de forma coletiva. Por fim, o estudo permite perceber que a gestão escolar precisa sair da dimensão do sonho e entrar efetivamente na ação como uma prática em transformação, com o intuito de estimular a participação de todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto