Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSegat, Taciana Camera
dc.creatorArend, Carline Schröder
dc.date.accessioned2017-12-06T11:02:30Z
dc.date.available2017-12-06T11:02:30Z
dc.date.issued2010-12-22
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12136
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study turns to reflection on the dilemma between educational theory and practice within the School of Education, Federal University of Santa Maria. The research aimed to understand and realize the attempt to overcome the dichotomy between the theoretical and practical knowledge through the analysis of curriculum matrices for 1984, 2004 and 2007, with reflections, concepts and understandings about these issues and the relations established between them, trying to understand what the pillars supporting this dichotomy, crossing thus the importance of management in the Pedagogy Course. It presents a brief historical resume of the Education Course traversing its creation, its development and implementation at the Federal University of Santa Maria. The methodological approach is qualitative research, grounded in theoretical and methodological assumptions of Chizzotti (2006) and especially Lüdke and Andrew (1986), using documentary analysis as a tool for empirical data collection. Finally, we present the conclusions reached with this research.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTeoria e práticapor
dc.subjectFormação do pedagogopor
dc.subjectCurso de pedagogia/UFSMpor
dc.subjectTheory and practiceeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPedagogy course/UFSMeng
dc.titleProjeto político pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: reflexões sobre a articulação teoria e práticapor
dc.title.alternativePolitical pedagogical project of course pedagogy of the University of Santa Maria: reflections on the relationship theory and practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo volta-se à reflexão acerca do dilema educacional entre teoria e prática, dentro do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo compreender e perceber a tentativa de superação da dicotomia entre os conhecimentos teóricos e os conhecimentos práticos, por meio da análise das matrizes curriculares dos anos de 1984, 2004 e 2007, apresentando reflexões, conceitos e compreensões a respeito destes temas e as relações estabelecidas entre os mesmos, buscando compreender quais os pilares que sustentam tal dicotomia, perpassando assim, pela importância da gestão no Curso de Pedagogia. Apresenta-se um breve retomado histórico do Curso de Pedagogia, perpassando a sua criação, seu desenvolvimento e sua implementação na Universidade Federal de Santa Maria. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, ancorada nos pressupostos teóricos e metodológicos de Chizzotti (2006) e, principalmente, Lüdke e André (1986), utilizando da análise documental como instrumento de coleta de dados empíricos. E, por fim, apresentam-se as conclusões a que se chegou com o desenvolvimento desta pesquisa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto