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dc.contributor.advisorQuadros, Claudemir de
dc.creatorAraújo, Odair José Moura de
dc.date.accessioned2017-12-06T11:16:01Z
dc.date.available2017-12-06T11:16:01Z
dc.date.issued2010-12-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12137
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of Democratic Management of Education as a way to promote the construction of autonomy and citizenship. Was performed through bibliographic research and case study to develop better the subject studied. The school management is key to building a democratic and autonomous schools that prepare students for citizenship. This management should be based on collegiate management in that community is to develop the pedagogical project, articulating the democratic perspective within the school and through him the school seeks autonomy and identity. The Educational Project must be built with the goal of bringing the school to solve their problems realistically. In addition, aims to encourage teachers to create alternatives to process their own teaching practice in a way that encourages autonomy and citizenship. It is expected therefore that the school manager can do this democratically joint.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectEducational projecteng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.titleGestão democrática da educação: participação e cidadaniapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho discute a importância da Gestão Democrática da Educação como forma de promover a construção da autonomia e cidadania. Foi realizado através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso para aprofundar melhor o tema estudado. A gestão da escola é fundamental para a construção de uma escola democrática e autônoma que prepare os alunos para a cidadania. Esta gestão deve ser fundamentada na gestão colegiada que em coletividade elabore o Projeto Pedagógico, articulando a perspectiva democrática no interior da escola e através dele a escola busca autonomia e identidade. O Projeto Pedagógico deve ser construído com o objetivo de levar a escola a resolver seus problemas de forma realista. Além disso, visa estimular os docentes a criarem alternativas de transformação da sua própria prática pedagógica de forma que estimula a autonomia e cidadania. Espera-se, pois, que o gestor escolar possa realizar democraticamente essa articulação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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