dc.contributor.advisor | Zanini, Roselaine Ruviaro | |
dc.creator | Abbade, Eduardo Botti | |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T10:59:26Z | |
dc.date.available | 2017-12-07T10:59:26Z | |
dc.date.issued | 2011-06-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12147 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | A large number of specific orientations have got the attention of researcher and managers of
great spectrum of segments and organizational activities. The focus on competitiveness as the
quest for strategic advantages requires the adoption of specific orientations and strategic
postures that synchronize the enterprise and the market demands. Learning Orientation and
Market Orientation have got a lot of attention in the academic and managerial field. The
present study aims to identify how the learning orientation (LO) and market orientation (MO)
are related to each other and how they influence the performance of enterprises in the central
region of Rio Grande do Sul It was conducted a survey research with 123 companies and the
data collection instrument was developed using the scale of Orientation for Learning, the
MARKOR scale and items of organizational performance evaluation. It was developed
analyses of multiple regressions, factor analysis beyond the elaboration of structural
equation. When observed just the relationships between the latent variables of the MO and
performance it was verified that just Responsiveness has a significant influence in
organizational performance. However, when observed just the relationships between the
latent variables of LO and performance it was verified that just “Open Mind” has a
significant influence in performance. The results suggest that market orientation has a
significant positive influence on organizational performance of the companies surveyed. Also,
learning orientation had no significant impact. The correlation between the orientations was
high and significant. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Orientação para o mercado | por |
dc.subject | Orientação para a aprendizagem | por |
dc.subject | Estratégia | por |
dc.subject | Desempenho organizacional | por |
dc.subject | Modelagem de equações estruturais | por |
dc.subject | Market orientation | eng |
dc.subject | Learning orientation | eng |
dc.subject | Strategy | eng |
dc.subject | Organizational performance | eng |
dc.subject | Structural modeling equation | eng |
dc.title | Os efeitos da orientação para a aprendizagem e da orientação para o mercado no desempenho organizacional | por |
dc.title.alternative | The effects of learning orientation and market orientation on organizational performance | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Estatística e Modelagem Quantitativa | por |
dc.description.resumo | As diversas orientações estratégicas têm chamado a atenção tanto de pesquisadores como de
empresários do mundo todo nos mais diversos segmentos de atuação empresarial. O foco na
competitividade e a busca por vantagens competitivas exigem a adoção de orientações e
posturas estratégicas que melhor alinhem as empresas às exigências dos mercados. Duas
orientações que tem chamado a atenção do meio acadêmico são a Orientação para o Mercado
e a Orientação para a Aprendizagem. Este estudo tem como objetivo identificar de que forma
a Orientação para a Aprendizagem e a Orientação para o Mercado se relacionam entre si e
influenciam o desempenho das empresas da região central do Rio Grande do Sul. Foi
desenvolvida uma pesquisa de levantamento com 123 empresa e o instrumento de coleta de
dados foi elaborado utilizando a escala de Orientação para Aprendizagem, a escala MARKOR
e itens de avaliação do desempenho organizacional. Foram realizadas análises de regressão
linear múltipla, análise fatorial e modelagem de equação estrutural para o modelo teórico de
estudo. Quando observada apenas as relações das dimensões da Orientação para o Mercado e
o Desempenho Organizacional percebeu-se que apenas a Responsividade tem influência
significativa. Já quando se observou apenas as relações das dimensões da Orientação para a
Aprendizagem e o desempenho verificou-se que apenas a “Mente Aberta” apresentou
influência significativa no desempenho. Os resultados sugerem que a orientação para mercado
exerce uma influencia positiva e significativa no desempenho organizacional das empresas
pesquisadas. Já a orientação para aprendizagem não apresentou impacto significativo no
desempenho empresarial. As duas orientações apresentaram uma elevada correlação entre si. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |