Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorAlmeida, Cristina Maria Matté de
dc.date.accessioned2017-12-07T11:32:45Z
dc.date.available2017-12-07T11:32:45Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12149
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present study aims to analyse the challenges that managers face in the process of democratic management of schools; These challenges were understood by the social function of school managers ' assignments and collegiate bodies. To do this, if you need to perform a qualitative research, bibliographic type. The information was analyzed through simple categorization, approximate analysis of content. According to the literature, the democratic administration is seen as a process that is characterized by the participation, where all are agents of the process, in which decisions are collective. The school that perspective plays a very important role, need to turn to new realities, through the connection with the political and cultural world, fighting against social exclusion. The Mission of managers is directe on insertion and especially in human rights. The democratic process is the class action lawsuit, represented by its collegiate bodies, APM (Association of parents and teachers), School Board, student alumni, etc. It is through the activeness of collegiate bodies, which begins a process of change in schools. The management of the school depends on the collective effort of all. All agents are the authors/co-authors and especially managers of education. This is one of the challenges of managers, learn how to reset the organizational structure of the school, adopting new attitudes, where the democratic administration is the centrality of all pedagogical work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectGestorespor
dc.subjectÓrgãos colegiadospor
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectManagerseng
dc.subjectCollegiate bodieseng
dc.titleDesafios da gestão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar os desafios que os gestores enfrentam no processo de Gestão Democrática do Ensino. Estes desafios foram compreendidos através da função social da escola, das atribuições dos gestores e dos órgãos colegiados. Para isso, se fez necessário realizar uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. As informações foram analisadas através de categorização simples, aproximada da análise de conteúdo. De acordo com a literatura pesquisada, a Gestão Democrática é vista como um processo que se caracteriza pela participação, onde todos são agentes do processo, no qual as decisões são coletivas. A escola nessa perspectiva assume um papelmuito importante, precisa voltar-se para novas realidades, através da ligação com o mundo político e cultural, lutando contra a exclusão social. A missão dos gestores está direcionada na inserção e principalmente na garantia dos direitos humanos. O processo democrático vive da ação coletiva, representada pelos seus órgãos colegiados, APM (Associação de Pais e Mestres), Conselho escolar, grêmios estudantis, etc. É através da atuação efetiva dos órgãos colegiados, que se inicia um processo de mudança nas escolas. A gestão da escola depende do esforço coletivo de todos. Todos os agentes são autores/ coautores e principalmente Gestores da Educação. Este é um dos desafios dos gestores, aprender a redefinir a estrutura organizacional da escola, adotando novas posturas, onde a Gestão Democrática seja a centralidade de todo trabalho pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto