TCC Artes Cênicas - Bacharelado
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas
Recent Submissions
-
O fluxo de esforços: do movimento à cena teatral
(2023)O projeto de conclusão de curso intitulado “O FLUXO DE ESFORÇOS: DO MOVIMENTO À CENA TEATRAL” teve como objetivo investigar o fluxo de intenções, vontades, forças e desejos que se manifestam nos movimentos do corpo como ... -
A novidade da reprise: criação de uma dramaturgia do ator a partir das reprises clássicas clownescas
(2023)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como título: “A novidade da reprise: criação de uma dramaturgia do ator a partir das reprises clássicas clownescas.” e explora o desenvolvimento de uma dramaturgia de ator/clown ... -
Movimento autoral e seus desdobramentos: atuação e dramaturgias
(2023)O projeto de trabalho de conclusão de curso intitulado “Movimento autoral e seus desdobramentos: atuação e dramaturgias” tem como seu objetivo explorar o movimento autoral para a concepção de atuação e composição de ... -
O movimento no corpo pela atenção: os desdobramentos no processo criativo da atriz
(2023)A presente pesquisa e relatório de experiência tratam-se do Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação Teatral na UFSM, que teve início em março de 2023 e finaliza em dezembro de 2023 ... -
O bufão e o grotesco no processo de criação de espetáculo solo
(2023)A presente proposta está vinculada ao trabalho de conclusão de curso, ligado às disciplinas Ateliê de Montagem em Atuação Teatral I e II, e Laboratório de Metodologias de Criação em Atuação Teatral I e II. O trabalho ... -
O Baile Cúier a cultura Ballroom e os corpos dissidentes dos padrões cis heteronormativos na criação de uma encenação
(2023)Este Relatório Reflexivo apresenta o processo de criação da encenação O BAILE CÚIER, ambos compõem o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) intitulado O BAILE CÚIER: A CULTURA BALLROOM E OS CORPOS DISSIDENTES DOS PADRÕES ... -
Encontrando brechas: a apreciação teatral como possibilidade para a experiência estética
(2023)Este trabalho compartilha os processos criativos e teóricos desenvolvidos nos semestres 7 e 8 do curso de Artes Cênicas – Bacharelado em Direção Teatral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob a orientação da ... -
Do tabuleiro ao tablado: o jogo como metodologia em um espetáculo teatral
(2023)Este relatório reflexivo tem, por objetivo principal, expor as reverberações prático-teóricas do projeto de pesquisa intitulado “Disponibilização, Criação e Atualização: o jogo como metodologia plural para o desenvolvimento ... -
Os impulsos por trás da criação: as qualidades de movimento como potência criativa no trabalho da atriz
(2023)Este trabalho aborda uma proposta de desenvolvimento para a atriz/ator, através da investigação das qualidades de movimento, como agentes potencializadores da construção de subpartituras e partituras, bem como a utilização ... -
O tempo cômico como potencializador na criação de distintos personagens
(2023)O texto que segue é um relatório reflexivo, desenvolvido em conjunto com o espetáculo teatral contracenado de formatura Lisístrata/87, baseado na peça de Aristófanes (411 a.C) Lisístrata. Inicialmente focado em como o ... -
O desenvolvimento do subtexto da atriz através das ações
(2023)Desenvolvi esta pesquisa vinculada ao meu trabalho de conclusão de curso e meu trabalho de atriz, para elaboração deste relatório reflexivo, durante o período acadêmico. O estudo foi realizado através de procedimentos ... -
A investigação das ações para a construção do personagem Leon Carmelo da peça os Mamutes de Jô Bilac
(2023)A presente pesquisa foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso de Bacharel em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria - habilitação em Interpretação Teatral. Tem como foco apresentar o processo de ... -
A construção de atmosferas em MamuteSM
(2023)A pesquisa em questão diz respeito às disciplinas “Montagem de espetáculo III e IV”, “Laboratório de Orientação III e IV” e “Técnicas de representação VII e VIII”, refere-se ao trabalho de conclusão de curso de Artes Cênicas ... -
A musicalidade no corpo: a criação da atriz a partir da Eurítmica e Viewpoints
(2023)A presente pesquisa teórica e prática visou a criação de cena a partir de elementos da Eurítmica de Émile-Jacques Dalcroze, e dos Viewpoints das autoras Anne Bogart e Tina Landau. Se consiste na investigação da utilização ... -
Mamutes-Tec: o trabalho da atriz no trinômio arte-corpo-tecnologia em processo criativo de espetáculo teatral
(2023)Este relatório reflexivo é a parte escrita de Trabalho de Conclusão de Curso, ao tratar de um estudo teórico-prático referente ao cruzamento entre Arte, Corpo e Tecnologia, inserido no processo criativo de montagem teatral ... -
O figurino como potência criativa na montagem de ‘’Os Mamutes’’ de Jô Bilac
(2023)O presente relatório faz parte das disciplinas de conclusão do curso de Artes Cênicas Bacharelado - Habilitação em Interpretação Teatral. Tem como tema o figurino enquanto uma mídia criativa na montagem do espetáculo ... -
A desconstrução das expressões de gênero no processo de criação da personagem Lola Blair de MamuteSM
(2023)Este relatório de caráter reflexivo é a parte escrita do processo criativo do Trabalho de Conclusão de Curso, ao tratar do estudo da desconstrução de gênero na criação da personagem Lola Blair do espetáculo MAMUTESM, ... -
A fala cênica e viewpoints: a criação de cenas no espetáculo Cativeiros na Nuvem
(2021)Relatório de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação Teatral, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em ... -
A cena no tecnovívio: as ações físicas e o método de viewpoints na construção da personagem Hillary
(2021)O seguinte relatório apresenta uma pesquisa de caráter teórico-prático, sobre a investigação da criação da ação no tecnovívio, em vista da construção da personagem Hillary, do texto de Nicky Silver, Criados em cativeiros. ... -
A construção da personagem Hillary: o trabalho com as ações psicofísicas no tecnovívio
(2021)Este relatório de pesquisa está associado às disciplinas de Técnicas de Representação VII e VIII, Laboratório de Orientação III e IV, Teatro na Tela e Montagem de Espetáculo III do curso de Artes Cênicas Bacharelado - ...