Navegação TCC Artes Cênicas - Bacharelado por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 31
-
O Baile Cúier a cultura Ballroom e os corpos dissidentes dos padrões cis heteronormativos na criação de uma encenação
(2023)Este Relatório Reflexivo apresenta o processo de criação da encenação O BAILE CÚIER, ambos compõem o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) intitulado O BAILE CÚIER: A CULTURA BALLROOM E OS CORPOS DISSIDENTES DOS PADRÕES ... -
O bufão e o grotesco no processo de criação de espetáculo solo
(2023)A presente proposta está vinculada ao trabalho de conclusão de curso, ligado às disciplinas Ateliê de Montagem em Atuação Teatral I e II, e Laboratório de Metodologias de Criação em Atuação Teatral I e II. O trabalho ... -
A cena no tecnovívio: as ações físicas e o método de viewpoints na construção da personagem Hillary
(2021)O seguinte relatório apresenta uma pesquisa de caráter teórico-prático, sobre a investigação da criação da ação no tecnovívio, em vista da construção da personagem Hillary, do texto de Nicky Silver, Criados em cativeiros. ... -
A construção da personagem Hillary: o trabalho com as ações psicofísicas no tecnovívio
(2021)Este relatório de pesquisa está associado às disciplinas de Técnicas de Representação VII e VIII, Laboratório de Orientação III e IV, Teatro na Tela e Montagem de Espetáculo III do curso de Artes Cênicas Bacharelado - ... -
A construção de atmosferas em MamuteSM
(2023)A pesquisa em questão diz respeito às disciplinas “Montagem de espetáculo III e IV”, “Laboratório de Orientação III e IV” e “Técnicas de representação VII e VIII”, refere-se ao trabalho de conclusão de curso de Artes Cênicas ... -
O contato e o teatro como acontecimento de convívio: uma investigação sobre o processo criativo da atriz
(2017-12-12)Este texto é resultado de um processo de pesquisa teórica e prática desenvolvida no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito para a graduação em Interpretação Teatral. A pesquisa foi ... -
A criação da personagem através do método das ações físicas de Konstantin Stanislávski
(2021)A presente monografia é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Rafael Amarante do curso de Artes Cênicas – Interpretação Teatral da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem como objetivo ... -
A desconstrução das expressões de gênero no processo de criação da personagem Lola Blair de MamuteSM
(2023)Este relatório de caráter reflexivo é a parte escrita do processo criativo do Trabalho de Conclusão de Curso, ao tratar do estudo da desconstrução de gênero na criação da personagem Lola Blair do espetáculo MAMUTESM, ... -
O desenvolvimento do subtexto da atriz através das ações
(2023)Desenvolvi esta pesquisa vinculada ao meu trabalho de conclusão de curso e meu trabalho de atriz, para elaboração deste relatório reflexivo, durante o período acadêmico. O estudo foi realizado através de procedimentos ... -
Diários de uma atriz: a imaginação, a atenção e os viewpoints para a construção de dois personagens do universo "Os Mamutes" de Jô Bilac
(2023)Meu relatório reflexivo vai ao encontro do processo de criação de espetáculo de formatura, trabalho obrigatório para a formação no curso de Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpretação Teatral da Universidade ... -
Do tabuleiro ao tablado: o jogo como metodologia em um espetáculo teatral
(2023)Este relatório reflexivo tem, por objetivo principal, expor as reverberações prático-teóricas do projeto de pesquisa intitulado “Disponibilização, Criação e Atualização: o jogo como metodologia plural para o desenvolvimento ... -
Dualidade de beócia o espaço “não-teatral” como dispositivo no desenvolvimento de uma personagem
(2023)O presente relatório de conclusão de Curso tem, como objeto de estudo, o uso de espaços "não-teatrais” na construção de subpartituras, para desenvolver a personagem Beócia, no espetáculo Lisístrata/87. Para isso, o estudo ... -
Encontrando brechas: a apreciação teatral como possibilidade para a experiência estética
(2023)Este trabalho compartilha os processos criativos e teóricos desenvolvidos nos semestres 7 e 8 do curso de Artes Cênicas – Bacharelado em Direção Teatral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob a orientação da ... -
Entre giros, gingas e escritas me enegreço: encruzilhadas do meu corpo negro feminino no teatro
(2017-12-07)Entre a imagem da encruzilhada na qual a ginga, os giros e a escrita se encontram para formar corpo, para fazer voz para se cruzarem a outros encontros, em um não espaço, é que começo minha pesquisa para o trabalho de ... -
A fala cênica e viewpoints: a criação de cenas no espetáculo Cativeiros na Nuvem
(2021)Relatório de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação Teatral, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em ... -
O figurino como potência criativa na montagem de ‘’Os Mamutes’’ de Jô Bilac
(2023)O presente relatório faz parte das disciplinas de conclusão do curso de Artes Cênicas Bacharelado - Habilitação em Interpretação Teatral. Tem como tema o figurino enquanto uma mídia criativa na montagem do espetáculo ... -
O fluxo de esforços: do movimento à cena teatral
(2023)O projeto de conclusão de curso intitulado “O FLUXO DE ESFORÇOS: DO MOVIMENTO À CENA TEATRAL” teve como objetivo investigar o fluxo de intenções, vontades, forças e desejos que se manifestam nos movimentos do corpo como ... -
Fuerzas ocultas del más alto astral: o processo de criação das personagens Jezebel e Rafael
(2019)Não possui resumo. -
Imagem como estado e imagem como visualidade na composição do trabalho criativo da atriz
(2023)Esta pesquisa é um relatório reflexivo desenvolvido em síncrono com o espetáculo teatral Lisístrata/87, baseado na peça de Aristófanes (441 a.C) Lisístrata. Inicialmente focado na construção e desconstrução de imagens, ... -
Os impulsos por trás da criação: as qualidades de movimento como potência criativa no trabalho da atriz
(2023)Este trabalho aborda uma proposta de desenvolvimento para a atriz/ator, através da investigação das qualidades de movimento, como agentes potencializadores da construção de subpartituras e partituras, bem como a utilização ...