Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa no âmbito da formação de professores a partir de uma atividade de análise de livros didáticos oferecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Com isso, busca-se investigar como se dá o processo de atribuição de significado em torno do conteúdo de Geometria Espacial pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. Para isso, utilizou-se a elaboração de Mapas Conceituais (Novak, 1984) como método de avaliação dos conceitos existentes na estrutura cognitiva dos participantes e um roteiro de análise, que continha os passos da análise e, por fim, um questionário com perguntas subjetivas sobre a atividade realizada. Este trabalho foi realizado nos aportes da teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel, 2003), que define a aprendizagem significativa como sendo a relação entre conceitos, os presentes na estrutura cognitiva (subsunçores) e os que serão aprendidos. Além do mais, define um material potencialmente significativo como sendo aquele capaz de se relacionar com o conhecimento prévio do aprendiz. Dessa forma, deseja-se mostrar aos futuros professores que um material didático não pode ser escolhido de qualquer maneira como material instrucional, é necessário saber se seu aluno terá condições de aprender o conteúdo desejado através da maneira como está exposto no livro. Com a atividade realizada, pode-se mostrar a importância dessa escolha consciente, visto que, quando os participantes da pesquisa elaboraram um segundo mapa conceitual no intuito de detectar a aprendizagem, encontrou-se casos onde não conseguiram aprender com o material ao qual foram orientados a analisar.
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