Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorBertoldo, Laurindo
dc.date.accessioned2016-01-20T10:51:06Z
dc.date.available2016-01-20T10:51:06Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1218
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe monograph presented here, intitled “Possibilities for the Democratic Management opposite to Communication and Information Technologies – CITs in the School Environment”, seeks to investigate the possibilities for the democratic management opposite to the formative utilization of CITs in the school environment, as means to help forming an emancipated citizen. In order to route this study, a qualitative research had been made, through questionnaires for Basic Learning students and teachers of a school located in central RS. Theoretical references go from the democratic management foundations towards the orientation of the manager works facing CITs utilization within school environments. The debate is built around the categories: CITs, school and democratic management. In this investigation, we seek to reallocate new dialog bases between the pedagogical porecesses from school and the broader contexts from society, in this study, the CITs. As means to do so, we parlay on management as a fruitful instance for building the dialog between school and CITs, so we can highlight formative traits necessary to form autonomous individuals focused in their own time. Therefore, we start from the idea that the manager‟s work can broaden the formative horizons of its subjects by increasing the dialog between school and society, through CITs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titlePossibilidades da gestão democrática frente às tecnologias de informação e comunicação - TICs no ambiente escolarpor
dc.title.alternativePossibilities for the democratic management opposite to communication and information technologies – CITs in the school environmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia intitulada “Possibilidades da Gestão Democrática frente às Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs no ambiente escolar”, tem como objetivo investigar as possibilidades da gestão democrática frente ao uso formativo das TICs no ambiente escolar, no sentido de auxiliar no compromisso da formação de um cidadão emancipado. Para encaminhamento deste estudo, realizou-se pesquisa qualitativa, por intermédio do uso de questionários para alunos e professores do ensino fundamental de uma escola da região central do RS. As referências teóricas partem das bases da gestão democrática para o norteamento do trabalho do gestor frente a utilização das TICs nos espaços escolares. Articula-se o debate em torno das categorias: TICs, escola e gestão democrática. Nessa investigação busca-se realocar novas bases de diálogo entre os processos pedagógicos da escola e os contextos mais amplos da sociedade, no caso deste estudo, as TICs. Para tal, aposta-se na gestão como instância fértil para articular o diálogo da escola e das TICs, a fim de elucidar características formativas necessárias para a formação de sujeitos autônomos voltados a seu tempo. Dessa forma, parte-se da ideia de que o trabalho do gestor pode ampliar os horizontes formativos de seus sujeitos quando aproxima o diálogo entre a escola e a sociedade por intermédio das TICs.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples