dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Bertoldo, Laurindo | |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T10:51:06Z | |
dc.date.available | 2016-01-20T10:51:06Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1218 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The monograph presented here, intitled “Possibilities for the Democratic Management opposite to Communication and Information Technologies – CITs in the School Environment”, seeks to investigate the possibilities for the democratic management opposite to the formative utilization of CITs in the school environment, as means to help forming an emancipated citizen. In order to route this study, a qualitative research had been made, through questionnaires for Basic Learning students and teachers of a school located in central RS. Theoretical references go from the democratic management foundations towards the orientation of the manager works facing CITs utilization within school environments. The debate is built around the categories: CITs, school and democratic management. In this investigation, we seek to reallocate new dialog bases between the pedagogical porecesses from school and the broader contexts from society, in this study, the CITs. As means to do so, we parlay on management as a fruitful instance for building the dialog between school and CITs, so we can highlight formative traits necessary to form autonomous individuals focused in their own time. Therefore, we start from the idea that the manager‟s work can broaden the formative horizons of its subjects by increasing the dialog between school and society, through CITs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | Possibilidades da gestão democrática frente às tecnologias de informação e comunicação - TICs no ambiente escolar | por |
dc.title.alternative | Possibilities for the democratic management opposite to communication and information technologies – CITs in the school environment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia intitulada “Possibilidades da Gestão Democrática frente às Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs no ambiente escolar”, tem como objetivo investigar as possibilidades da gestão democrática frente ao uso formativo das TICs no ambiente escolar, no sentido de auxiliar no compromisso da formação de um cidadão emancipado. Para encaminhamento deste estudo, realizou-se pesquisa qualitativa, por intermédio do uso de questionários para alunos e professores do ensino fundamental de uma escola da região central do RS. As referências teóricas partem das bases da gestão democrática para o norteamento do trabalho do gestor frente a utilização das TICs nos espaços escolares. Articula-se o debate em torno das categorias: TICs, escola e gestão democrática. Nessa investigação busca-se realocar novas bases de diálogo entre os processos pedagógicos da escola e os contextos mais amplos da sociedade, no caso deste estudo, as TICs. Para tal, aposta-se na gestão como instância fértil para articular o diálogo da escola e das TICs, a fim de elucidar características formativas necessárias para a formação de sujeitos autônomos voltados a seu tempo. Dessa forma, parte-se da ideia de que o trabalho do gestor pode ampliar os horizontes formativos de seus sujeitos quando aproxima o diálogo entre a escola e a sociedade por intermédio das TICs. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |