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dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorBongiorno, Vanessa Bressan
dc.date.accessioned2016-01-20T11:01:26Z
dc.date.available2016-01-20T11:01:26Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1219
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractConsidering the extension of the elementary school to nine years, the present study aims at investigating the transformations at Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha from this process, especially due to the adequacy necessary in terms of school management, pedagogical proposal, teaching –learning process with emphasis in literacy, physical spaces, didactical material and continuous formation of teachers. One opted for using for this work the documental and bibliographical research (Marconi And Lakatos, 1991), in order to make a theoretical reference from authors like Áries (1981), Arroyo (2005), Ferreiro & Teberoski (1999), Freire (1985), Grossi (1992), Kramer (1997; 2003; 2007), besides a consultation to the concerning legislation, from the LDB nº 4.024/61 to the present LDB nº 9.394/96, as well as an investigation on the Political pedagogical Project of the researched institution. One used, in the same way, the exploratory qualitative approach (Minayo 2007), through semi-structured questionnaires, which were answered by two managers and six teachers, trying to collect their impressions about this process. From the analyses on the considerations of the researched people, one observed gaps on he knowledge on educational politics and its complexity face to the educational reality in question. One highlights the need that for the discussions to be resumed and the studies on these questions to have a continuation, giving a new meaning to teaching –learning process and excelling for a real quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.titleO ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe nine years of elementary school and its implications on school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoConsiderando a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, o presente estudo objetiva investigar as transformações vivenciadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha – Constantina/RS, a partir deste processo, especialmente quanto às adequações necessárias em termos de gestão escolar, proposta pedagógica, processo ensinoaprendizagem, com ênfase na alfabetização, espaços físicos, materiais didáticos e formação continuada de professores. Optou-se por utilizar, neste trabalho, a pesquisa documental e bibliográfica (Marconi e Lakatos, 1991), para a construção de um referencial teórico, a partir de autores como Áries (1981), Arroyo (2005), Ferreiro & Teberoski (1999), Freire (1985), Grossi (1992), Kramer (1997; 2003; 2007), além de consulta à legislação concernente ao tema, desde a LDB nº 4.024/61 até a atual LDB nº 9.394/96, assim como investigações acerca do Projeto Político-Pedagógico da instituição pesquisada. Utilizou-se, de mesmo modo, a abordagem de pesquisa qualitativa/exploratória (Minayo 2007), através de questionários semiestruturados, os quais foram respondidos por dois gestores e seis professores, buscando coletar suas impressões acerca deste processo. A partir da análise quanto às considerações dos sujeitos pesquisados, observaram-se lacunas quanto ao conhecimento a respeito desta política educacional e sua complexidade diante da realidade educacional em questão. Ressalta-se, portanto, a necessidade de que as discussões sejam retomadas e que os estudos acerca destas questões tenham continuidade, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem e primando por uma educação verdadeiramente de qualidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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