dc.contributor.advisor | Constante, Sônia Elisabete | |
dc.creator | Benetti, Gustavo | |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T12:45:21Z | |
dc.date.available | 2016-01-20T12:45:21Z | |
dc.date.issued | 2010-11-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1222 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper presents facts relating to a study conducted during the period of one year,
at the Treasury in a municipality of Rio Grande do Sul, which aims to investigate the
existence or absence of document management policies in that organ. Also analyzed
the processes of production and service of documents on the activities of the
Department until his transfer to the intermediate file and observe the techniques used
during all stages of document management, practiced by state officials of Sefaz.
Used - a methodological approach to document review of constitutional documents
which are relevant to the study and direct observation to collect data on policies for
document management, the daily activities of the Department of Finance sectors,
therefore, the methodology we have achieved the proposed objectives of this
research which will serve as a basis for future projects within the area of Archives
and is also relevant sources of research to other work. Concluded - in this work that
the document management policies are extremely important for the activities of the
agency here quoted and for society in general, we found that any activity that
produces information, more specifically to produce documents, you need to archival
standards and methods of management, so this way become more efficient services
provided to the population and significantly improves access information from
documents of the Secretariat. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Políticas | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Documentos | por |
dc.title | Um estudo sobre políticas de gestão documental em uma instituição pública municipal no RS | por |
dc.title.alternative | A study on policy document management in a public institution in municipal RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta fatos referentes a um estudo desenvolvido durante o
período de um ano, na Secretaria da Fazenda de um município do Estado do Rio
Grande do Sul, com objetivos de pesquisar a existência ou não de políticas de
gestão documental no referido órgão. Também foram analisados os processos de
produção e tramitação dos documentos nas atividades da Secretaria até sua
transferência ao arquivo intermediário e observaram - se as técnicas utilizadas
durante todas as etapas da gestão de documentos, praticadas pelos agentes
públicos da Secretaria da Fazenda. Utilizou – se uma abordagem metodológica de
análise documental dos documentos constitutivos que são relevantes para o estudo
e observação direta para coleta de dados referentes as políticas de gestão
documental, das atividades cotidianas dos setores da Secretaria da Fazenda,
portanto, com a metodologia utilizada conseguiu - se atingir os objetivos propostos
desta pesquisa, que poderá servir de base para futuros projetos dentro da área de
Arquivos e também é relevante como fonte de pesquisa a outros trabalhos. Concluiu
– se neste trabalho que as políticas de gestão documental são de extrema
importância para as atividades da Secretaria e para a sociedade em geral, vimos
que qualquer atividade que produza informação, mais especificamente produza
documentos, necessita de padrões e métodos arquivísticos de gestão, para que
desta forma torne mais eficiente os serviços prestados para a população e que
melhore significativamente o acesso as informações dos documentos da Secretaria. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |