Mostrar registro simples

dc.creatorDuarte, Fabiane Urquhart
dc.date.accessioned2018-01-25T14:02:46Z
dc.date.available2018-01-25T14:02:46Z
dc.date.issued2016-09-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12306
dc.description.abstractThis research titled “Other ways of looking: image building since the observation of movies with audiodescription”, developed in the area of concentration of Educational Technologies in Network for Innovation and Democratization of Education, line of Educational Technologies in Net at the Professional Master in Educational Technologies in Net of the Federal University of Santa Maria, has the purpose to approach cinema and audiovisual and the school reality to students with visual impairment from appreciation of movies and scenes containing the audiodescription resource. In order to understand and qualify appreciation of films with audiodescription, it was held an investigation about the image-building process based on Gilbert Simondon images cycle. Aiming to explore such issues in empirical field, meetings were held, where the students could explore this construction images by assessing the movies, through tactile-gestural and sound experiences, and discussions and dialogues promoted. In this research is used the methodology of cartography, as this methodology is in line with the field study of subjective perceptions to which it is believed that is research aligns.Regarding the field of Educational Technology on the Net, this research aims to be a source of studies for future interventions in the field of educational inclusion through the suggestion of tactile-gestural workshops with students with visual disabilities and seers students and distribution of materials of audio description in Community Collaborative Data.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCinema e audiovisualpor
dc.subjectCinema e educaçãopor
dc.subjectAudiodescriçãopor
dc.subjectImagempor
dc.subjectTecnologias educacionais em redepor
dc.subjectCinema and audiovisualeng
dc.subjectCinema and educationaleng
dc.subjectAudiodescriptioneng
dc.subjectImageeng
dc.subjectEducational technologies in neteng
dc.titleOutras formas de olhar: construção de imagens a partir da apreciação de filmes com audiodescriçãopor
dc.title.alternativeOthers ways of looking: image building since the observation of movies with audiodescriptioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada “Outras Formas de Olhar: construção de imagens a partir da apreciação de filmes com audiodescrição”, desenvolvida na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede no Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, parte da proposta de aproximar o cinema e audiovisual da realidade educacional de alunos com deficiência visual a partir da apreciação de filmes e cenas que possuem o recurso da audiodescrição. A fim de compreender e qualificar a apreciação de filmes com audiodescrição, por parte dos alunos com deficiência visual, realizou-se uma investigação sobre os processos de construção de imagens com fundamentação teórica no filósofo francês Gilbert Simondon, que aborda o ciclo da gênese das imagens. Objetivando explorar tais questões no campo empírico, foram realizados encontros onde os alunos puderam explorar a construção de imagens fílmicas através da apreciação dos filmes, de experiências tátil-gestuais e sonoras, das discussões e dos diálogos promovidos. A pesquisa utilizou-se a metodologia cartográfica, já que ela vem ao encontro do estudo de campo das percepções subjetivas ao qual se acredita que está pesquisa se alinha. No que concerne ao campo das Tecnologias Educacionais em Rede, propõe-se como produto final a sistematização de estudos sobre apreciação de filmes e a realização de uma proposta metodológica para o uso do recurso da audiodescrição, através da organização de oficinas táteis-gestuais com alunos com deficiência visual, e da promoção de visualização e distribuição de materiais audiodescritos no aplicativo CODATA (Comunidade Colaborativa de Dados).por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Andréia Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243757837987821por
dc.contributor.referee1Pimentel, Lucia Gouvêa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3342330120066308por
dc.contributor.referee2Rosa, Rosane
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5511703487828247por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9598759866790442por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International