Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBraghirolli, Lynceo Falavigna
dc.creatorPiegas, Jéssica Klug
dc.date.accessioned2018-02-08T10:24:07Z
dc.date.available2018-02-08T10:24:07Z
dc.date.issued2017-11-29
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12366
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe university labs play an increasingly important role within universities, collaborating to train people through teaching and research, and also bringing benefits to society as a whole through extension activities. To ensure that these three areas of action are reconciled, efficient management is needed, which is often forgotten in these laboratories. Thus, the study aims to evaluate the applicability of the Hoshin Kanri method within the reality of the university labs. A lab found at “Universidade Federal de Santa Maria” has been chosen to be the center for this study. The research has as specific objectives to identify the difficulties of building a strategic planning potentiated by the whole teaching, research and extension and the impact in the routine of the laboratory of the actions provided by the unfolding strategy. Divided into three phases, the work includes the elaboration of the strategic planning of the laboratory, the crossing of information in order to identify in which the scenario differs from the others and finally the strategy development through the Policy Deployment method. As a result, the study brought the perception that management tools are applicable and can bring benefits to university labs, provided they are adapted to their reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLaboratórios de universidadespor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectHoshin Kanripor
dc.subjectDesdobramentopor
dc.subjectGerenciamento pelas Diretrizespor
dc.subjectUniversity Labseng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectHoshin Kanrieng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.subjectPolicy Deploymenteng
dc.titleAvaliação da aplicabilidade do Hoshin Kanri em laboratórios de instituições de ensino superior (IES): desdobramento da estratégiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopor
dc.description.resumoOs laboratórios de Instituições de Ensino Superior (IES) exercem um papel cada vez mais importante dentro das universidades, colaborando para a formação de pessoas através do ensino e pesquisa e também trazendo benefícios para a sociedade como um todo, através das atividades de extensão. Para garantir que essas três áreas de atuação estejam conciliadas, é necessária uma gestão eficiente, que muitas vezes acaba esquecida nesses laboratórios. Dessa forma, o estudo visa avaliar a aplicabilidade do método do Hoshin Kanri dentro da realidade dos laboratórios de IES, utilizando um laboratório da Universidade Federal de Santa Maria como objeto de estudo. A pesquisa tem como objetivos específicos identificar as dificuldades de construção de um planejamento estratégico potencializadas pelo conjunto ensino, pesquisa e extensão e o impacto na rotina do laboratório das ações proporcionadas pelo desdobramento da estratégia. Dividido em três fases, o trabalho contempla a elaboração do planejamento estratégico do laboratório, o cruzamento de informações a fim de identificar no que o cenário difere dos demais e por último o desdobramento da estratégia através do Gerenciamento pelas Diretrizes. Como resultado, o estudo trouxe a percepção de que as ferramentas de gestão são aplicáveis e podem trazer benefícios aos laboratórios de IES, desde que adaptadas para a realidade destes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples