Associação entre características do temperamento com os níveis de percepção de competência e desempenho motor de crianças
Abstract
O objetivo desse estudo foi verificar se características de temperamento estão associadas aos diferentes níveis de percepção de competência e desempenho motor de crianças de seis e sete anos de idade. Participaram 182 crianças, pertencentes às escolas municipais de um município da Região Central do estado do Rio Grande do Sul e seus respectivos responsáveis. O instrumento Children's Behavior Questionnaire (CBQ), verificou as características de temperamento, a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance, verificou os níveis de percepção de competência da criança e o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2) avaliou o desempenho motor. Foi utilizada estatística descritiva para apresentação das variáveis e para associações a regressão linear simples, com nível de significância de p ≤ 0,05. Os resultados demonstraram maior presença de características de extroversão, controle com esforço e menor presença de afeto negativo para a variável de temperamento. A percepção de competência apresentou classificações altas nos domínios cognitivo (53,3%), social (52,2%), motor (53,3%) e de aceitação materna (52,7%) e, classificações insatisfatórias (88,5%) para o desempenho motor. Em relação às associações entre as características de temperamento e a percepção de competência identificou associação no domínio cognitivo com os níveis de sensibilidade perceptual e menores níveis de tristeza e prazer na realização de atividades de baixa intensidade. O domínio social associou com a sensibilidade perceptual e o domínio motor com as características de prazer na realização de atividades com baixa intensidade e os menores níveis de tristeza e timidez. O domínio de aceitação materna não pode ser explicado pelas características de temperamento. A característica de temperamento de prazer na realização de atividades de baixa intensidade foi significativa e tem importância no modelo de locomoção. Aproximação, nível de atividade e prazer de baixa intensidade apresentaram-se importante no modelo de habilidades de controle de objetos e o prazer de alta intensidade, nível de atividade e prazer de baixa intensidade para o modelo de QMG. O modelo de regressão entre os domínios de percepção de competência e desempenho motor verificou que as habilidades de locomoção não são explicadas pelos domínios de percepção de competência. No entanto, controle de objetos e QMG foram significativos com os domínios de cognitivo e motor, entretanto, com baixo nível de importância no modelo. Conclui-se que as percepções de competência associaram-se com os níveis de desempenho motor e com a dimensão de extroversão (prazer de alta intensidade), controle com esforço (sensibilidade perceptual e prazer de baixa intensidade) e aos menores níveis de algumas características de afeto negativo (tristeza e timidez). Em contrapartida, os níveis de desempenho motor associaram-se apenas com algumas características da dimensão da extroversão. Neste sentido, compreender as dimensões de temperamento e percepção de competência pode auxiliar na identificação de indivíduos com risco motor e propor intervenções motoras para a criança de acordo com suas necessidades.
Collections
The following license files are associated with this item: