dc.contributor.advisor | Nishijima, Toshio | |
dc.creator | Santos, Maria Sirlei Ribas de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T10:30:43Z | |
dc.date.available | 2018-02-09T10:30:43Z | |
dc.date.issued | 2009-11-13 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12387 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The present paper aimed mainly at relating the perception crisis to the process of canalization
of Arroio do Moinho, in the town of Panambi – RS. Through the general purpose, it is
intended to achieve the specific objectives: to detect the environmental perception by the
teachers and students of high and elementary schools from Escola Estadual de Ensino Médio
Pindorama, in the town of Panambi – RS; to identify the process which culminated in the
canalization of Arroio and the environmental perceptions of the people who decided for the
work and verify what injuries the Arroio currently suffers. For reaching the objectives
bibliographic and documental researches were done in the museum MAHP – Museu e
Arquivo Histórico de Panambi - RS, as well as visits to the fountain of Arroio and to several
sections of it, especially in the canalized area. During the research work, interviews were done
with the President of Conselho Municipal do Meio Ambiente (City Council for Environment);
the president of Associação de Recuperação e Preservação Ambiental do rio Fiúza
(Association for Environmental Preservation and Recuperation of Fiuza River) – (ARPA -
Fiúza); the mayor in Office at the time of the canalization and the current mayor. The current
environmental situation of Arroio do Moinho was investigated during the interviews and also
through a questionnaire applied to teachers and students of high school (regular) and of
elementary school in the modality Education of Young and Adults (EJA – Educação de
Jovens e Adultos) from Escola Estadual de Ensino Médio Pindorama. The achieved results
give the possibility to conclude that the development model which guided the canalization
process was an anthropocentric view turned completely to the profits. Also, the environmental
perception crisis is linked to the fact that the natural world where we live is not understood as
a whole, on the contrary, it is seen in a fragmented view deriving from the Cartesian thought
which leads to the attempts to solve certain problem, creating another one, in the case, the
canalization which also aimed at minimizing the effect of floods in the place, ended up
resulting on floods with bigger proportions. The canalization was also performed aiming at
giving a more urban aspect to the town. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Água | por |
dc.subject | Canalização | por |
dc.subject | Percepção ambiental | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Arroio do Moinho | por |
dc.subject | Water | eng |
dc.subject | Canalization | eng |
dc.subject | Environmental perception | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.title | Breve análise do processo de canalização do Arroio do Moinho – Panambi/RS: um olhar da educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Brief analisys of the canalization process of Arroio do Moinho – Panambi/RS: a view from the environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo geral relacionar a crise de percepção ao processo de
canalização do Arroio do Moinho, no município de Panambi – RS. Através do objetivo geral,
busca-se alcançar os objetivos específicos: detectar a percepção ambiental pelos professores e
alunos do Ensino Médio e Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Pindorama, no
município de Panambi – RS; identificar o processo que culminou com a canalização do
Arroio e as percepções ambientais das pessoas que optaram pela obra e verificar quais
agressões que o Arroio sofre atualmente. Para se atingir os objetivos foram feitas pesquisas
bibliográficas e documentais no MAHP – Museu e Arquivo Histórico de Panambi - RS, bem
como visitas à nascente do Arroio e a diversos trechos do mesmo, especialmente à área que se
encontra canalizada. Durante os trabalhos de pesquisa, foram feitas entrevistas com o
Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente; o presidente da Associação de
Recuperação e Preservação Ambiental do rio Fiúza – (ARPA - Fiúza); o prefeito em exercício
na época da canalização e o atual prefeito. A situação ambiental do Arroio do Moinho na
atualidade foi investigada durante as entrevistas e também através de um questionário
aplicado aos professores e aos alunos do Ensino Médio (regular) e do Ensino Fundamental da
modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Médio
Pindorama. Os resultados obtidos possibilitam concluir que o modelo de desenvolvimento que
norteou o processo de canalização foi uma visão antropocêntrica totalmente voltada aos
lucros. Também a crise de percepção ambiental está ligada ao fato de que não se entende o
mundo natural em que vivemos como um todo, ao contrário, tem-se uma visão fragmentada
proveniente do pensamento cartesiano que conduz às tentativas de solucionar determinado
problema, criando outro, no caso, a canalização que teve também como propósito minimizar o
efeito das enchentes no local, acabou por resultar em enchentes de maiores proporções. A
canalização foi feita também com o propósito de conferir um aspecto mais urbano à cidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |