dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Santos, André Michel dos | |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T11:09:03Z | |
dc.date.available | 2018-02-09T11:09:03Z | |
dc.date.issued | 2010-03-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12391 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This work was developed from a case study, which we used the search field and
adopted a qualitative approach. The research presents recycling as a tool for the
practice of environmental education in the school, through partnerships with
associations. The study underscores the environmental education as a contemporary
school practice and highlights their contributions to the environment. It is proposed to
make a brief reflection on the difficulties of the man in the use of selective collection.
From the context of the Association of Recyclers Sunset - ARPS elucidates the
relevance that social initiatives or cooperative association to represent the economic
and environmental balance of the country. Finally, we study out the need to create
proposals for similar work, with a view to involving the school community in
environmental education theme. It is believed that the school has a key role in the
formation of conscious subjects and co-responsible with the planet's sustainability. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Reciclagem | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | A reciclagem como instrumento para a prática de educação ambiental na realidade escolar: estudo de caso Associação de Recicladores Pôr do Sol - ARPS | por |
dc.title.alternative | Recycling as a tool for the practice of environmental education school in reality: case study of Recycling Association Sunset - ARPS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo de caso, onde se utilizou
a pesquisa de campo e adotou-se a abordagem qualitativa. A investigação
apresenta a reciclagem como instrumento para a prática de educação ambiental em
âmbito escolar, através da realização de parcerias com associações. O estudo
sinaliza a educação ambiental como prática escolar contemporânea e destaca as
suas contribuições para com o meio ambiente. Também se propõe a realizar uma
breve reflexão sobre as dificuldades do homem na utilização da coleta seletiva. A
partir da contextualização da Associação de Recicladores Pôr do Sol – ARPS
elucida-se a relevância social que as iniciativas associativas ou cooperadas
representam para o equilíbrio ambiental e econômico do país. Por fim, ressalta-se na
necessidade da criação de proposições de trabalhos similares, com vistas ao
envolvimento da comunidade escolar na temática educação ambiental. Acredita-se
que a escola tem um papel essencial na formação de sujeitos conscientes e coresponsáveis
com a sustentabilidade do planeta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |