dc.contributor.advisor | Steffani, Evandro | |
dc.creator | Candito, Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2014-03-19 | |
dc.date.accessioned | 2014-03-19T11:34:28Z | |
dc.date.available | 2014-03-19T11:34:28Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2014-03-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/123 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Environmental preservation is a matter of great concern for the whole society. And the disposal of waste produced in increasing amounts in brazilian cities is leading to social , economic, political and environmental problems .One of the alternatives to reduce the disposal of waste in landfills is to adopt a proper posture , which implies a change in behavior on the environment , putting into practice the role of environmental education . In this sense , the present monograph , aimed to evaluate the degree of understanding on the theme " Recycling as an Instrument of Environmental Awareness and Conservation " , 73 elementary students of a municipal school in Frederico Westphalen / RS , using questionnaires . We used bibliographic research and quantitative analysis, exploratory study for the development of type. According to the results, it was observed that students understand the need to preserve the environment where they live, but
need more efficient ways to make them understand the importance of changing habits and attitudes for a better quality of life. The results of the questionnaires also showed that there is still information and different activities on the theme recycling in school. Became necessary and fundamental , applied extracurricular activities for the students to understand the meaning of research as well , making an awareness campaign conducted during classes , lectures, pamphlets , visits , recreational and educational presentations . Understanding the relevance of working environmental education from the school actually started by the most basic concepts of preservation, so that young people understand the importance of small actions on environmental preservation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | eng |
dc.subject | Conscientização | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Reciclagem | por |
dc.title | A reciclagem como instrumento da conscientização e preservação ambiental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental - EaD | por |
dc.description.resumo | A preservação ambiental é uma questão de grande preocupação de toda a sociedade. E a disposição do resíduo produzido cada vez maior em quantidades nas cidades brasileiras, está acarretando problemas sociais, econômicos, políticos e ambientais. Uma das alternativas para a diminuição do descarte do resíduo nos lixões é adotar uma postura adequada, que implica em uma mudança de comportamento diante do ambiente, colocando em prática o papel da educação ambiental. Neste sentido, a presente monografia, objetivou avaliar o grau de entendimento sobre o tema "A Reciclagem como Instrumento da Conscientização e Preservação Ambiental", de 73 alunos do ensino fundamental, de uma escola municipal da cidade de Frederico Westphalen/RS, aplicando questionários. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e análise quantitativa, tipo exploratória para o desenvolvimento do estudo. De acordo com os resultados, observou-se que os estudantes compreendem a necessidade de preservarem o ambiente onde vivem; porém, necessitam de meios mais eficientes que os façam compreender a importância da mudança de hábitos e atitudes, para uma melhor qualidade de vida. Os resultados dos questionários aplicados demonstraram também que ainda falta informação e atividades diferenciadas sobre o tema reciclagem na escola. Tornou-se necessário e fundamental, aplicar atividades extracurriculares, para que os educandos compreendessem o sentido da pesquisa, fazendo assim, um trabalho de conscientização realizado durante as aulas, palestras, visitas, apresentações lúdicas e didáticas. Compreendendo a relevância de se trabalhar a Educação Ambiental a partir da realidade escolar, iniciou-se pelos conceitos mais básicos de preservação, para que os jovens percebam a importância de pequenas atitudes na preservação ambiental. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |